Mercedes-Benz revela novo Classe E Coupé
Cupê fica maior e adota visual de Classe C e Classe S Coupé; modelo será mostrado ao público no Salão de Detroit
A Mercedes-Benz apresentou o novo Classe E Coupé, o terceiro integrante da família já composta por sedã e perua. O modelo traz praticamente o mesmo visual das variantes cupês do irmão menor Classe C e o maior Classe S, se diferenciando apenas por detalhes mínimos (além do porte, claro).
O novo Classe E Coupé — que será mostrado ao público no Salão de Detroit no mês que vem, traz personalidade frente ao sedã, e se destaca pela janela lateral com divisória (como no modelo anterior), além das lanternas com arranjo interno diferente dos outros cupês.
Medindo 4,83 metros de comprimento (12,3 cm a mais), 1,86 m de largura (7,4 cm), 1,43 m de altura (3,2 cm) e 2,87 m (11,3 cm) de distância de entre-eixos, o novo cupê cresceu em todas as medidas frente ao modelo antigo, proporcionando maior espaço interno.
Por dentro, ele traz o mesmo desenho das versões sedã e perua, como a tela de 12,3 polegadas configurável do painel de instrumentos integrada à central multimídia, touchpad no console central, as saídas de ar em formato de hélice e o acabamento abundante de couro. Na parte de trás há dois bancos individuais.
Entre os principais equipamentos, há o sistema de condução semi-autônoma, assistente de frenagem automática, alerta de saída de faixa, faróis full led e três opções de suspensão: normal (1,5 mais baixa em comparação ao sedã), com controle eletrônico e três opções de ajustes, além da suspensão a ar adaptativa.
A mecânica será composta por três motores a gasolina, sendo dois 2.0 turbo — um com potência de 184 cv e 30 mkgf de torque (E 200 Coupé) e outro recalibrado para oferecer 245 cv e 37,7 mkgf de torque (E 300 Coupé), além do V6 3.0 de 333 cv e 49 mkgf (E 400 Coupé) com tração integral — capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e alcançar a velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h.
Na Europa, será vendida ainda uma versão com motor diesel 2.0 de 194 cv e 40,8 mkgf de torque (E 200D Coupé). Todos os propulsores trabalham em conjunto com o câmbio automático de nove marchas.
Para 2017 são esperadas as versões endiabradas preparadas pela Mercedes-AMG, como a configuração intermediária AMG 50 com motor V6 com potência acima de 400 cv e a topo de gama da divisão esportiva, a E63 AMG com um V8 de 571 cv. O novo Classe E Coupé chega no mercado europeu e nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2017.