Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Depois de abandonar motor, Mercedes-Benz reduz ainda mais a parceria com a Renault

Alemães encerrarão produção das vans comerciais compartilhadas com a marca francesa

Por Nicolas Tavares
Atualizado em 15 abr 2025, 12h31 - Publicado em 15 abr 2025, 12h26
Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, rubellitrot metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, rubellite red metallic
Mercedes Classe T é variante mais luxuosa da Citan, irmã da Renault Kangoo (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Aos poucos, a Mercedes-Benz está acabando com seus laços com a Renault. Depois de vender suas ações da empresa francesa e parar de usar o motor 1.3 turbo que havia sido desenvolvido em conjunto, agora a montadora alemã acabará com as vans comerciais compactas.

A publicação Automobilwoche obteve a confirmação com um porta-voz da Mercedes-Benz. Os modelos Citan e Classe T terão sua produção encerrada em meados do ano que vem. Ambos compartilham plataforma com o Kangoo e são montados e Maubeuge (França), na fábrica da Renault.

Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic

É fácil justificar o fim destes modelos. Ambos vendem muito pouco, com o Citan registrando somente 23.351 unidades em 2024, enquanto o Classe T emplacou 5.117 veículos. São números muito baixos para justificar sua produção.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Existe outro problema que é a imagem da Mercedes-Benz. As duas vans estão bem longe do que se espera dos comerciais da empresa, como Sprinter e Classe V, compartilhando muitas peças e motores com os carros da Renault.

Apesar de terem nomes diferentes, a Citan e a Classe T são semelhantes, mudando apenas a sua proposta. A Citan é usada realmente como um carro comercial, nas versões de passageiro e de carga.

Die neue Mercedes-Benz T-Klasse – Exterieur, limonitgelb metallic The new Mercedes-Benz T-Class – Exterior, limonite yellow metallic
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Já o Classe T é vendido como uma minivan convencional com cinco assentos. Por isso, é mais equipada, trazendo itens como bancos e volante com aquecimento.

As duas vans podem usar o motor 1.3 turbo (aquele que equipa o Duster no Brasil), nas configurações de 102 cv e 131 cv; ou um 1.5 diesel com potências entre 75 cv e 116 cv. Sempre trabalha com um câmbio manual de seis marchas.

Continua após a publicidade

Existem até versões elétricas para ambas, batizadas como eCitan e EQT. Aproveitam a tecnologia do Kangoo E-Tech, com uma bateria de 45 kWh e um único motor elétrico no eixo dianteiro, que entrega 122 cv.

Ainda não é o fim de seus laços com a Aliança Renault-Nissan. A Mercedes-Benz ainda faz parte da joint venture Cooperation Manufacturing Plant Aguascalientes (COMPAS), uma fábrica no México compartilhada com a Nissan, onde é feito o Mercedes-Benz GLB.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.