Clique e assine por apenas 5,90/mês

Melhor Compra 2020: picapes compactas e médias a partir de R$ 69.000

As indicações de QUATRO RODAS nas categorias picapes compactas e picapes médias flex e diesel

Por Da Redação - Atualizado em 21 ago 2020, 17h50 - Publicado em 21 ago 2020, 08h00

Todos os anos, QUATRO RODAS seleciona as melhores compras de cada segmento para você levar para casa o carro ideal. É o Melhor Compra.

A seguir, as melhores picapes leves e médias do Brasil. Elas estão separadas em categorias: até R$ 70.000, acima de R$ 70.000, flex e diesel. Consideramos custos de peças, seguro e revisões.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Picapes leves e intermediárias até R$ 70.000

Strada Freedom Cab. P. 1.3 MT5 – R$ 69.490

Versão intermediária, a Freedom será oferecida com cabines simples e dupla, sempre com motor Firefly 1.3 Divulgação/Fiat

Aversão intermediária é impulsionada pelo motor 1.3 Firefly de quatro cilindros com duas válvulas por cilindro e 109/101 cv (etanol/gasolina), aliado a um câmbio manual de cinco marchas, que levam a picape de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos mantendo o consumo de 12,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.

A capacidade de carga de 650 kg e a caçamba de 844 litros se igualam às da Renault Duster Oroch. Traz controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, computador de bordo, trio elétrico, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: –
  • Seguro: –
  • Rede: 600
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, ESP,

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 984
  • Pastilhas de freio: R$ 396
  • Kit de embreagem: 1.003
  • Farol esquerdo: R$ 2.219
  • Para-choque dianteiro: R$ 396
  • Retrovisor esquerdo: R$ 467
  • Total: R$ 5.465

Revisões

  • 10.000 km: R$ 304
  • 20.000 km: R$ 512
  • 30.000 km: R$ 464
  • 40.000 km: R$ 1.044
  • 50.000 km: R$ 484
  • 60.000 km: R$ 616
  • Total: R$ 3.424

Duster Oroch Express 1.6 – R$ 69.590

Versão não tem barras longitudinais nem rodas de liga Divulgação/Renault

Uma de suas virtudes é o espaço interno adequado a cinco pessoas. Despojada no conteúdo, traz rodas de aço estampado, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem de altura e protetor de caçamba.

Pintura metálica, ar-condicionado, vidros traseiros elétricos e grade no vidro traseiro são opcionais. Seu preço está na mesma faixa do das rivais, mas ela é maior no porte.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -20,2%
  • Seguro: R$ 1.339
  • Rede: 295
  • Equipamentos: DIR

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 734
  • Pastilhas de freio: R$ 365
  • Kit de embreagem: 420
  • Farol esquerdo: R$ 961
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.641
  • Retrovisor esquerdo: R$ 564
  • Total: R$ 4.685

Revisões

  • 10.000 km: R$ 459
  • 20.000 km: R$ 513
  • 30.000 km: R$ 513
  • 40.000 km: R$ 897
  • 50.000 km: R$ 568
  • 60.000 km: R$ 568
  • Total: R$ 3.518

Saveiro CS Trendline – R$ 70.300

Reprodução/Volkswagen

Tem notável comportamento dinâmico, freios a disco nas quatro rodas, o antigo mas confiável motor EA111 de 1,6 litro com 101/104 cv (gasolina/etanol) e um bom câmbio manual de cinco marchas.

Traz computador de bordo, ar-condicionado, trio elétrico e central Media Plus. O pacote de peças é o mais em conta e o custo de revisões está na média do da concorrência.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -19,9%
  • Seguro: R$ 1.802
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 776
  • Pastilhas de freio: R$ 499
  • Kit de embreagem: 499
  • Farol esquerdo: R$ 730
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.136
  • Retrovisor esquerdo: R$ 281
  • Total: R$ 3.921

Revisões

  • 10.000 km: R$ 513
  • 20.000 km: R$ 585
  • 30.000 km: R$ 513
  • 40.000 km: R$ 729
  • 50.000 km: R$ 513
  • 60.000 km: R$ 586
  • Total: R$ 3.439

Picapes leves e intermediárias acima de R$ 70.000

Strada Volcano CD 1.3 Firefly MT – R$ 79.990

Modelo Volcano da Nova Fiat Strada FIAT/Divulgação

A versão mais sofisticada mantém o motor 1.3 Firefly de 109/101 cv (etanol/gasolina), a capacidade de carga de 650 kg e a caçamba de 844 litros.

O diferencial fica por conta dos itens de série como vidros traseiros com acionamento elétrico, revestimento dos bancos em relevo com detalhes de couro, central Uconnect com tela de 7 polegadas, duas portas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido de couro, jogo de tapetes, faróis de led, capota marítima, barras longitudinais no teto, santantônio e pneus 205/60 R15.

Seu único problema é o acabamento interno, que peca pelo uso exagerado de plásticos rígidos.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: –
  • Seguro: –
  • Rede: 600
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 984
  • Pastilhas de freio: R$ 396
  • Kit de embreagem: 1.003
  • Farol esquerdo: R$ 2.219
  • Para-choque dianteiro: R$ 396
  • Retrovisor esquerdo: R$ 467
  • Total: R$ 5.465

Revisões

  • 10.000 km: R$ 304
  • 20.000 km: R$ 512
  • 30.000 km: R$ 464
  • 40.000 km: R$ 1.044
  • 50.000 km: R$ 464
  • 60.000 km: R$ 616
  • Total: R$ 3.424

Toro Endurance AT 4×4 DIESEL – R$ 138.990

Fiat Toro
Uma Toro Endurance com todos os opcionais e pintura metálica custa R$ 99.609 Christian Castanho/Quatro Rodas

Custa quase duas Strada Freedom, mas traz o ótimo motor 2.0 turbodiesel de 170 cv com câmbio automático de nove marchas e tração 4×4, que garantem agilidade e baixo consumo.

No que diz respeito aos equipamentos, vem com rodas de 16 polegadas, controles de tração e estabilidade, protetor de caçamba, piloto automático, HDC (controle de descida) e protetor de cárter.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -19,1%
  • Seguro: R$ 2.268
  • Rede: 600
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, AUT, ESP

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 864
  • Pastilhas de freio: R$ 423
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 1.930
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.746
  • Retrovisor esquerdo: R$ 2.400
  • Total: R$ 7.363

Revisões

  • 20.000 km: R$ 680
  • 40.000 km: R$ 1.064
  • 60.000 km: R$ 1.280
  • Total: R$ 3.044

Duster Oroch Dynamique 1.6 – R$ 80.690

Acervo/Quatro Rodas

O motor 1.6 16V flex entrega 115/110 cv (etanol/gasolina), o que é suficiente para embalar bem a espaçosa picape (quando não está carregada), que traz central multimídia, faróis de neblina, piloto automático, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, volante revestido de couro e computador de bordo.

Bancos de couro, capota marítima e faróis auxiliares são cobrados à parte.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -24,5$
  • Seguro: R$ 1.420
  • Rede: 295
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 734
  • Pastilhas de freio: R$ 365
  • Kit de embreagem: 674
  • Farol esquerdo: R$ 961
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.641
  • Retrovisor esquerdo: R$ 564
  • Total: R$ 4.939

Revisões

  • 10.000 km: R$ 459
  • 20.000 km: R$ 513
  • 30.000 km: R$ 513
  • 40.000 km: R$ 897
  • 50.000 km: R$ 568
  • 60.000 km: R$ 568
  • Total: R$ 3.518

Picapes médias flex

S10 Advantage 2.5 4×2 – R$ 119.590

Visual muda pouco, mas retrovisores (sem pintura) perderam os ajustes elétricos
Visual muda pouco, mas retrovisores (sem pintura) perderam os ajustes elétricos João Mantovani/Quatro Rodas

O indiscutível sucesso desta versão se deve ao conjunto mecânico formado pelo motor 2.5 Ecotec com 206/197 cv (etanol/gasolina) e pelo câmbio manual de seis marchas com engates suaves e precisos.

A tração é apenas traseira, favorecida por uma suspensão bem acertada que proporciona um rodar estável e confortável.

Conta com airbags dianteiros, faróis de neblina, monitor de pressão dos pneus, capota marítima, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros e travas elétricos, central MyLink com tela de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: +3,3%
  • Seguro: R$ 2.377
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, ESP, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.377
  • Pastilhas de freio: R$ 988
  • Kit de embreagem: 2.319
  • Farol esquerdo: R$ 2.031
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.343
  • Retrovisor esquerdo: R$ 619
  • Total: R$ 8.687

Revisões

  • 10.000 km: R$ 376
  • 20.000 km: R$ 1.048
  • 30.000 km: R$ 792
  • 40.000 km: R$ 1.072
  • 50.000 km: R$ 748
  • 60.000 km: R$ 1.112
  • Total: R$ 5.148

S10 LTZ cabine dupla 2.5 4×2 – R$ 144.790

Divulgação/Chevrolet

Pule a LT com câmbio automático de seis marchas e vá para a LTZ. Esta versão vem com ar-condicionado digital, bancos de couro, alertas de colisão frontal e de saída de faixa, luzes diurnas de led, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, sensores de estacionamento, banco do motorista com ajuste elétrico de altura e rodas de 18 polegadas.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -20,4%
  • Seguro: R$ 3.192
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.377
  • Pastilhas de freio: R$ 998
  • Kit de embreagem: 2.319
  • Farol esquerdo: R$ 3.939
  • Para-choque dianteiro: R$ 1.367
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.403
  • Total: R$ 11.403

Revisões

  • 10.000 km: R$ 376
  • 20.000 km: R$ 1.046
  • 30.000 km: R$ 796
  • 40.000 km: R$ 1.072
  • 50.000 km: R$ 746
  • 60.000 km: R$ 1.112
  • Total: R$ 5.148

Hilux CD SR 2.7 flex – R$ 136.290

Toyota Hilux vai mudar pela segunda vez em cinco anos Christian Castanho/Quatro Rodas

Anda menos e gasta mais que a S10, mas seu prestígio é inabalável (o que ajuda na hora de revender).

Vem com rodas de aro 17, faróis de neblina, volante e manopla do câmbio revestidos de couro, ar-condicionado digital, sete airbags (dianteiros/laterais/de cortina/joelho do motorista), computador de bordo, piloto automático, controles de estabilidade e tração.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -10,9%
  • Seguro: R$ 3.571
  • Rede: 216
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.290
  • Pastilhas de freio: R$ 568
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 5.111
  • Para-choque dianteiro: R$ 2.239
  • Retrovisor esquerdo: R$ 2.052
  • Total: R$ 11.260

Revisões

  • 10.000 km: R$ 400
  • 20.000 km: R$ 810
  • 30.000 km: R$ 705
  • 40.000 km: R$ 1.599
  • 50.000 km: R$ 684
  • 60.000 km: R$ 1.419
  • Total: R$ 5.617

Picapes Médias Diesel

Ranger 3.2L Diesel 4X4 STORM AT – R$ 165.990

Fernando Pires/Quatro Rodas

Imbatível em custo/benefício: é mais barata que a versão XLS, mas traz o mesmo motor cinco-cilindros 3.2 turbodiesel com 200 cv das versões mais caras XLT e Limited.

Conjunto mecânico para ninguém botar defeito: câmbio automático de seis marchas, tração 4×4 com bloqueio do diferencial traseiro e suspensões bem acertadas.

O nível de equipamentos é o mesmo da XLS: central Sync-3 de 8 polegadas, painel com duas telas coloridas, ar-condicionado digital bizona, sete airbags, câmera de ré, sensor de estacionamento, controles de estabilidade e de tração, rodas de 17 polegadas e santantônio reforçado para transporte de cargas.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: 0%
  • Seguro: R$ 4.019
  • Rede: 322
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.550
  • Pastilhas de freio: R$ 560
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 3.503
  • Para-choque dianteiro: R$ 2.050
  • Retrovisor esquerdo: R$ 845
  • Total: R$ 8.508

Revisões

  • 10.000 km: R$ 599
  • 20.000 km: R$ 999
  • 30.000 km: R$ 1.189
  • 40.000 km: R$ 1.099
  • 50.000 km: R$ 699
  • 60.000 km: R$ 1.699
  • Total: R$ 6.284

S10 High Country – R$ 213.290

Chevrolet S10 High Country
Divulgação/Chevrolet

Destaca-se pelo maior espaço interno da cabine, pelo conforto do banco traseiro e pelo rodar suave.

Seu motor 2.8 turbodiesel também tem 200 cv, mas oferece maior torque para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos sem comprometer o consumo.

O nível de equipamentos nesta versão High Country é dos melhores, mas peca por não oferecer protetor de caçamba.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -13%
  • Seguro: R$ 3.620
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, ESP, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.395
  • Pastilhas de freio: R$ 998
  • Kit de embreagem: 2.319
  • Farol esquerdo: R$ 3.939
  • Para-choque dianteiro: R$ 569
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.403
  • Total: R$ 10.623

Revisões

  • 10.000 km: R$ 404
  • 20.000 km: R$ 1.056
  • 30.000 km: R$ 1.224
  • 40.000 km: R$ 1.076
  • 50.000 km: R$ 756
  • 60.000 km: R$ 1.544
  • Total: R$ 6.060

Amarok Highline V6 AT – R$ 222.890

Volkswagen Amarok Highline V6
Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

Para quem gosta de acelerar, esta versão é diversão garantida. Seu V6 de 3 litros entrega 225 cv e 56,1 kgfm, que saltam para 245 cv e 60 kgfm nas retomadas entre 50 e 120 km/h, devido ao aumento de pressão (por até 10 segundos) no turbo de geometria variável.

Vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e conta com freios a disco nas quatro rodas para estancar seus 2.185 kg.

Bolsa de Valores

  • Desvalorização: -9,9%
  • Seguro: R$ 4.749
  • Rede: 540
  • Equipamentos: AR, DIR, VID, EST, AUT, ESP, MUL

Peças

Continua após a publicidade
  • Amortecedores dianteiros: R$ 1.270
  • Pastilhas de freio: R$ 540
  • Kit de embreagem: –
  • Farol esquerdo: R$ 5.792
  • Para-choque dianteiro: R$ 3.522
  • Retrovisor esquerdo: R$ 1.931
  • Total: R$ 13.055

Revisões

  • 10.000 km: R$ 1.045
  • 20.000 km: R$ 1.613
  • 30.000 km: R$ 1.045
  • 40.000 km: R$ 1.613
  • 50.000 km: R$ 1.045
  • 60.000 km: R$ 1.613
  • Total: R$ 7.974

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

 

Continua após a publicidade
Publicidade