Clique e assine por apenas 8,90/mês

Mazda RX-VISION Concept tem visual cativante e motor rotativo

Mostrado em Tóquio, conceitual é visão de futuro da marca japonesa

Por Rodrigo Furlan - Atualizado em 9 nov 2016, 14h43 - Publicado em 28 out 2015, 10h15
fabricantes

Muito se falou sobre a novidade que a Mazda preparava para o Salão de Tóquio de 2015. Nesta quarta-feira (28), o mistério foi desfeito e a constatação é de que a espera valeu a pena. O RX-VISION Concept foi apresentado, trazendo um visual bastante interessante e, sob o capô, o motor SKYACTIV-R, com tecnologia rotativa.

Os fãs da Mazda sabem que a montadora é a grande referência quando o assunto é motor rotativo, também chamado de Wankel. Nele, ao invés de peças móveis como pistões, bielas e virabrequins, há apenas um conjunto de rotores. Na prática, é possível obter maior potência com menor deslocamento – o último rotativo da marca, o RX-8, aposentado em 2012, gerava 232 cavalos com apenas 1,3 litro.

mazda-rx-vision-concept-2.jpeg

Alguns dos modelos mais icônicos da fabricante japonesa, como o RX-7 e o RX-8 (além do carro de competição 787B), eram dotados desse tipo de propulsor. Agora, porém, o conceito foi integrado à tecnologia SKYACTIV, premiada mundialmente por sua eficiência no consumo de combustível (seja a gasolina, seja a diesel). Consumo e emissões, por sinal, sempre foram os pontos fracos dos Wankel.

mazda-rx-vision-concept-3.jpeg

De acordo com o comunicado da Mazda, a montadora jamais parou de desenvolver a tecnologia dos motores rotativos, e o SKYACTIV-R é a prova de que ela tem determinação para se adequar aos desafios das novas tecnologias. Apesar de tudo isso, não foram divulgadas especificações referentes ao bloco que equipa o carro-conceito.

Continua após a publicidade
mazda-rx-vision-concept-4.jpeg

Sobre o protótipo em si, é tratado como uma visão de futuro do design dos modelos esportivos com tração traseira da Mazda, com perspectiva efetiva de que se torne realidade. Sem se alongar, o comunicado menciona que a linguagem KODO, já utilizada na linha atual da marca, foi aplicada ao carro-conceito, o que inclui uma grade frontal generosa, capô ventilado, entradas de ar nos para-lamas, difusor traseiro e ponteira dupla de escapamento.

VEJA MAIS– Mazda trabalha em novo motor rotativo– Mazda Skyactiv ganha prêmio Green Car Vision

Publicidade