MAIO AMARELO: a equipe de QUATRO RODAS foi para a rua
Em ação de apoio ao mês dedicado à Segurança no Trânsito, fomos fazer nossa parte para conscientizar as pessoas de que todos somos o trânsito
A equipe de QUATRO RODAS foi às ruas para apoiar o movimento Maio Amarelo e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito.
Em ação na avenida Paulista, em São Paulo, os jornalistas que fazem a QUATRO RODAS distribuíram panfletos e exibiram uma faixa para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Na edição de maio, QUATRO RODAS abordou as causas dos acidentes no Brasil, a evolução da segurança dos carros brasileiros e como o Brasil pode seguir o exemplo do Japão para reduzir o número de mortes no trânsito.
Mas para nossa equipe não basta colocar o assunto em pauta. Ir às ruas e estimular a participação da população é fundamental para a conscientização não só dos motoristas, mas também de ciclistas e pedestres.
A taxa de acidentes causados diretamente pelo jeito como dirigimos chega a quase 65%, segundo dados do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST).
Já de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), praticamente 90% dos acidentes são causados por fator humano. Os outros 10% têm relação com sinalização e manutenção, o que também envolve o fator humano.
Maio foi escolhido porque foi em 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Mas as boas atitudes no trânsito precisam durar o ano todo.