Clique e assine por apenas 8,90/mês

Lucro das montadoras brasileiras é o triplo dos EUA

Custo do carro no Brasil é até 106% maior que no exterior

Por Vitor Matsubara - Atualizado em 9 nov 2016, 12h01 - Publicado em 29 ago 2012, 15h51
mercado

A margem de lucro das montadoras de automóveis no Brasil chega a ser o triplo da praticada nos Estados Unidos. É o que revela um levantamento realizado pelo jornal O Globo, publicado na edição impressa desta quarta-feira, 29 de agosto.

Segundo o diário, a margem de lucro brasileira gira em torno de 10%, enquanto nos EUA ela é de 2% e no resto mundo chega a 5%. Os números foram estudados pela consultoria IHS Automotive a pedido do jornal. A diferença de valor de um mesmo veículo vendido aqui e no exterior chega a ser de 106,03%. Como principal exemplo, a reportagem cita o Honda Fit EX 1.5, que no Brasil custa R$ 57.480 e na França sai pelo equivalente a R$ 27.898,99.

Além da alta margem de lucro praticada pelas empresas, o preço abusivo praticado pelas montadoras brasileiras também é resultado dos altos custos de produção e de distribuição e dos impostos cobrados pelas autoridades locais. De acordo com levantamento feito pelo jornal, 32% do valor total do veículo é constituído apenas por impostos, enquanto 10% do preço é fruto da margem de lucro praticada pelas montadoras. OS 58% restantes vêm dos custos de produção e de distribuição, incluindo valores de matéria-prima, mão-de-obra, logística, publicidade, entre outros fatores.

Veja também – Clique na imagem abaixo e veja o comparativo de preços no Brasil e nos EUA

Preços EUA X Brasil

Continua após a publicidade
Publicidade