Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Lotus estreia no mundo dos SUVs com elétrico de 600 cv e quatro portas

Lotus Eletre dita o futuro da marca: produção na China, tecnologia avançada e design que aproveita as características exclusivas dos elétricos

Por Eduardo Passos 29 mar 2022, 18h18

O dia 29 de março de 2022 ficará marcado na história da Lotus. Nesta terça-feira, a marca revelou o inédito Eletre, que chega para ser pioneiro em vários aspectos. Ele não apenas é o primeiro SUV da marca, como ainda é o primeiro Lotus de série com quatro portas e um dos seus primeiros carros elétricos.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Com um motor em cada eixo e uma consequente tração integral, o Eletre atinge cerca de 603 cv na versão de lançamento. Graças aos 100 kWh de bateria, é possível andar aproximadamente 600 km com uma única carga e, no carregamento na potencia máxima de 350 kW, bastam 20 minutos na tomada para se ter 400 km de alcance.

Rodas traseiras viram para melhorar capacidade de manobra do carro
Rodas traseiras viram para melhorar capacidade de manobra do carro Divulgação/Lotus

SUV poroso

O design do Eletre aproveita a eletrificação sem perder o DNA da Lotus, que construiu um utilitário em fibra de carbono e alumínio para economizar peso. Chamado de “poroso” pela marca, o SUV possui entradas de ar ao redor de toda a carroceria, a fim de criar “estradas” para o fluxo de ar. 

Entrada de ar inferior se fecha quando necessário
Entrada de ar inferior se fecha quando necessário Divulgação/Lotus

Seja no capô, para-choque dianteiro ou até nas lanternas traseiras móveis, não faltam buracos pelos quais o ar é gentilmente desviado para maximizar a aerodinâmica do modelo. As luzes de freio, inclusive, não são apenas móveis como também nem sempre vermelhas, e servem para compor um show visual quando o carro é ligado.

Extremidades da lanterna traseira se movimentam para favorecer aerodinâmica
Extremidades da lanterna traseira se movimentam para favorecer aerodinâmica Divulgação/Lotus
Continua após a publicidade

Por estilo e eficiência, os retrovisores foram substituídos por um trio de câmeras cada, e os sensores — que incluem o complexo lidar — só emergem quando necessários. Segundo Ben Payne, que comandou o projeto do Lotus Eletre, “esse design ditará os rumos que seguiremos”.

Design do Eletre é inspirado nas linhas clássicas da Lotus e servirá de base para outros modelos
Design do Eletre é inspirado nas linhas clássicas da Lotus e servirá de base para outros modelos Divulgação/Lotus

Interior do Lotus Eletre

Internamente, a Lotus optou por tecidos premium que substituem couro, economizando cerca de 50% do peso gasto com estofamento. Em vez do conhecido padrão da fibra de carbono, o requintado material é reaproveitado das fábricas da Lotus, que o processa até atingir aspecto de mármore negro.

Painel do Lotus Eletre
Divulgação/Lotus
Lotus Eletre
Divulgação/Lotus

Para reduzir ainda mais o peso, o Eletre tem quadro de instrumentos simplista e uma larga central multimídia de 15,1’’ com tela OLED. Nela, apenas três toques no display realizam até 95% das funções, que também são comandadas por alguns botões analógicos. 

Sistema de som tem até 23 alto-falantes e 2.160 W
Sistema de som tem até 23 alto-falantes e 2.160 W Divulgação/Lotus

As tiras de leds da cabine não apenas decoram o Eletre, mas servem para indicar aspectos como temperatura e realidade aumentada. As luzes também pulsam para acompanhar a voz do assistente virtual, que recebe atualizações via internet.

Desenvolvido entre Europa e Ásia, Lotus Eletre será fabricado exclusivamente na China
Desenvolvido entre Europa e Ásia, Lotus Eletre será fabricado exclusivamente na China Divulgação/Lotus

Vendas

“Nascido britânico, criado globalmente”, o Lotus Eletre já está à venda. O modelo será produzido em Wuhan, China, e terá entregas aos primeiros compradores a partir do ano que vem.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês