Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Lotus Emira terá motor 2.0 mais potente do mundo… só que mais fraco

Último veículo a gasolina da Lotus terá o motor quatro cilindros mais potente do mundo, mas terá sua potência reduzida para não ofuscar a versão mais cara

Por João Vitor Ferreira 17 mar 2022, 18h10

A Lotus parece confiante com seu novo modelo de entrada. Não apenas por ser seu último carro a gasolina, como também por substituir três ícones da marca, Elise, Exige e Evora.  É uma missão muito difícil para o Emira.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Para isso, a marca britânica não mediu esforços e vai oferecer logo duas opções de motor. O primeiro é um conhecido da casa e equipou o Exige e Evora: o V6 3.5 da Toyota, que no Emira terá 405 cv e 43,8 kgfm. A transmissão será manual ou automática, mas sempre com 6 marchas, permitindo um 0 a 100 km/h em até 4,2 s e velocidade máxima de 290 km/h, de acordo com a Lotus.

Até aí tudo bem. Mas a novidade mesmo está na versão de entrada, que virá um pouco depois. A segunda opção de motor será o quatro cilindros em linha 2.0 da Mercedes-AMG, o mesmo que equipa o Mercedes-AMG CLA 45.

Lotus Emira frontal
A Lotus se inspirou no seu hipercarro elétrico, Evija, para criar o design do Elmira Divulgação/Lotus

A Lotus está chamando esse motor de “o quatro cilindros mais poderoso do mundo” e com razão, já que nos veículos da Mercedes ele chega a produzir 421 cv. O problema é que isso não se repetirá no Emira: a Lotus diz ter feito alguns ajustes para que o motor combinasse melhor com seu carro, com isso ele irá gerar “apenas” 360 cv.

Lotus Emira lateral
O conjunto da Mercedes foi adaptado no Emira para se adequar ao veículo e não ficar mais potente que a “First Edition”, disponível com motor Toyota Divulgação/Lotus
Continua após a publicidade

Lotus Emira painel e volante
Divulgação/Lotus

Mas qual o intuito do downgrade? Primeiro, porque não faria sentido a versão de entrada ser mais potente que a topo de linha. Mas também existem particularidades no layout do Emira que podem ter colaborado para essa redução de potência.

Lotus Emira interior bancos
Divulgação/Lotus

Nos veículos da Mercedes, o motor é construído na frente e sua força é distribuída para as quatros rodas. A nova arquitetura de alumínio da Lotus não permite essas cconfiguração. O Emira será um esportivo de tração traseira e com o motor central-traseiro, instalado logo atrás do banco do motorista e do carona.

Inclusive, o layout do Emira pode surtir efeitos até na transmissão de dupla embreagem e oito velocidades, também da AMG. Embora não saibamos como o conjunto irá funcionar, existe a possibilidade dessa configuração “patrocinada” pela Mercedes ter desempenho melhor do que a versão mais potente. Vale ressaltar que apenas os números da versão V6 foram especificados pela Lotus.

 

Lotus Emira traseira
As saídas do escapamento são de titânio e todas a luzes são de LED Divulgação/Lotus

O quatro cilindros poderá ser encomendado nos EUA a partir de 8 de abril e as entregas devem começar no final de junho. Seus preços partem dos 59.995 libras, ou aproximadamente R$ 398.300 em conversão direta. Já a versão V6, chamada de “First Edition”, chegará a partir do final de março, com valor inicial de 75.995 libras, cerca de R$ 504.600. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês