O Ford Fiesta continua vivo na Europa e, agora, passou por uma atualização visual. A mecânica do hatch compacto permanece quase inalterada: ele tem versões híbridas com motor 1.0, além de versão esportiva com 200 cv e com direito a um quadro de instrumentos digital e configurável.
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O visual parece bem semelhante a sua versão antiga, mas o hatch passa a ter o logo da marca inserido na grade e não mais no capô, e os faróis de LED estão presentes em todas as versões. Eles podem contar com a tecnologia “Matrix”, que adapta o feixe de luz às condições da via e de acordo com as situações do trânsito.
Um dos destaques dado pela própria empresa foi o novo quadro de instrumentos. Ele tem 12,3 polegadas, é digital e totalmente configurável para “ajudar o motorista a se manter informado e ter uma viagem relaxante”, de acordo com a marca. Além disso, o modelo também conta com o Wrong-Way Alert, ou seja, um sistema que avisa o motorista caso ele entre na contramão, como em jogos de corrida.
Em relação à motorização, a marca oferece motores EcoBoost híbridos e a combustão. A opção híbrida leve tem motor partida por correia no lugar do alternador padrão que permite a recuperação e armazenamento de energia que normalmente é perdida durante as frenagens.
Esse sistema, chamado BISG, também atua como motor, já que utiliza a energia acumulada para fornecer assistência de torque e opera os aparelhos elétricos do veículo. A bateria é de íon-lítio de 48 volts.
Esse trem de força híbrido está presente nas versões com motor 1.0 EcoBoost, tanto com 125 cv quanto com interessantes 155 cv (5 cv a mais que o 1.4 turbo do VW Polo GTS), ambos combinados a um câmbio manual de seis velocidades. Para ter uma ideia, a Ford divulga consumo médio de 20,4 km/l, número que chega a ser 10% melhor que o das versões sem sistema híbrido.
A motorização com 125 cv oferece a opção de uma transmissão automática de dupla embreagem Powershift (sim, ela mesma) em versão com sete velocidades. Com ela o consumo aumenta para 19,2 km/l.
Por sua vez, o motor EcoBoost 1.0 a combustão entrega 100 cv, fazendo pouco mais de 19 quilômetros por litro de combustível quando associada a um câmbio manual de seis velocidades.
O novo Fiesta conta com os modos de direção Normal, Esportivo e Eco que permitem o ajuste da resposta do acelerador, controle de tração e até o tempo das mudanças de marcha. Uma das versões, a Active, ainda conta com os modos Trail e Slippery.
Por falar em versão, o novo Fiesta terá quatro variantes. São elas: Trend, Titanium, ST-Line e Active. Além disso, o pacote Vignale é disponível para as três últimas com especificações de luxo para o cliente e há o modelo esportivo, o ST.
Cada uma delas conta com as suas particularidades. A Trend e Titanium contam com uma grade maior e aberturas laterais. A Titanium ainda possui barras horizontais na grade. Por outro lado, a marca afirma que a Active já tem um apelo de SUV com visual mais aventureiro.
A versão esportiva ST foi redesenhada pela divisão de desempenho da empresa e conta com aberturas laterais, spoiler, saias laterais e o logo “ST” por todo o modelo. As rodas são de aro 17 com a opção de um jogo de aro 18.
O motor é um 1.5 EcoBoost que entrega 200 cv e 32,63 kgfm. Além dos modos Normal e Esportivo, o hatch também apresenta um modo Track no lugar do modo Eco, que desativa o controle de tração e configura o controle de estabilidade para o modo wide-slip para a condução em circuito.
O novo Fiesta já está disponível para encomendas na Europa a partir de £16,620, algo na casa dos R$ 120.600, antes dos impostos. As entregas começam nos primeiros meses de 2022.