PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Saudade do Ford Fiesta, né, meu filho? Na Europa, ele já sabe ler placas

Aposentado no Brasil há um ano, hatch ganha sistemas semiautônomos de condução no Velho Continente, além de motor híbrido leve

Por Daniel Telles
10 jun 2020, 18h04
Ford-Fiesta-2017-1280-01
Nova geração do Fiesta foi apresentada na Europa em 2017 e não veio para o Brasil (Divulgação/Ford)

Há exatamente um ano a Ford encerrava a produção nacional de um de seus modelos mais bem-sucedidos por aqui: o Fiesta.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A saída de linha do hatch fez parte de um movimento de redução das atividades da marca no país, que culminou com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) em outubro do ano passado.

ford-fiesta-and-fiesta-van-mild-hybrid-tech-4
Variação híbrida visa atender as normas ambientais europeias e reduzir o consumo (Divulgação/Ford)

Na Europa, no entanto, o modelo, líder de vendas por lá, segue sua trajetória e continua recebendo atualizações. Na mais recente delas, a Ford passou a oferecer motorização híbrida leve.

O sistema é composto por um gerador que envia a energia da frenagem a uma bateria de 48 V, que, por sua vez, funciona como uma espécie de alternador, aliviando o esforço do motor 1.0 turbo nas partidas e acelerações.

Continua após a publicidade

A configuração eletrificada é oferecida tanto na opção de 125 cv quanto na mais potente, de 155 cv.

Ford-Fiesta-2017-1280-3c
Em conversão direta, preço passa dos R$ 120.000 na versão básica (Divulgação/Ford)

Na configuração mais arisca, inclusive, o sistema confere um ganho de até 50% no torque do veículo em rotações mais baixas e aumenta o pico em até 2 kgfm, resultando num total de 24,4 kgfm para o hatch.

As versões exclusivamente a combustão também passaram por atualização no motor (1.0 três-cilindros turbo EcoBoost) e no câmbio, que agora é automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

Continua após a publicidade
Ford Fiesta 2021
Central de 8 polegadas recebeu atualização e agora tem botões físicos maiores (Divulgação/Ford)

Além da parte mecânica, a Ford também fez melhorias nos sistemas de segurança e tecnologia.

O Fiesta agora tem entre seus itens de série: sistema de reconhecimento de placas e sinais de trânsito, assistente de estacionamento em vaga perpendicular e detector de faixa de pedestres com frenagem de emergência.

Além disso, o motorista poderá ordenar comandos ao carro, tais como destravar as portas e até dar partida no motor, direto de seu celular, por meio de um aplicativo chamado FordPass Connect.

Continua após a publicidade

O preço inicial do Ford Fiesta com o sistema híbrido no Reino Unido é de £ 19.860, o que equivale a aproximadamente R$ 121.890.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Saudade do Ford Fiesta, né, meu filho? Na Europa, ele já sabe ler placas

 

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.