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Longa Duração: pneus do Jeep Compass chegam ao fim e dão alguns sustos

Com quase 58.000 km, o teste do Jeep se aproxima do fim, assim como os seus pneus, já bem perto do limite máximo de desgaste tolerado

Por Péricles Malheiros
10 jan 2019, 09h00 • Atualizado em 27 nov 2019, 12h13
  • longa compass (3)
    Desequilíbrio da curva de desgaste pode ser causado pela geometria da suspensão (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Em pista seca, tudo bem. Mas, sob chuva, o Jeep Compass tem assustado a gente.

    Mesmo pequenas poças ou uma leve acelerada em saídas de curva são acompanhadas da ativação do controle de estabilidade. Os pneus já no fim da vida útil são os culpados. 

    O problema é a diferença de desgaste entre os pares dianteiro e traseiro, o que não deveria acontecer, afinal todos os carros de Longa Duração passam por alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 10.000 km.

    longa compass (2)
    Área externa teve desgaste menor (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    Outra prova de que há algo errado (na geometria de suspensão ou, o mais provável, na qualidade dos serviços prestados pela rede Jeep) está no desequilíbrio da curva de desgaste  de cada pneu.

    “Os quatro estão com a parte interna com menos profundidade do que nos demais pontos da banda de rodagem”, diz o editor de Longa Duração, Péricles Malheiros.

    longa compass (1)
    Todos os pneus tiveram maior desgaste na linha interna (Christian Castanho/Quatro Rodas)
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    “Da chegada do carro ao desmonte, medimos a profundidade  dos sulcos de cada pneu em 12 pontos com um profundímetro digital de precisão centesimal”, explica nosso consultor técnico, Fabio Fukuda.

    Jeep Compass – 57.643 km

      Consumo

      • No mês: 11,8 km/l com 46,6% de rodagem na cidade
      • Desde out/17: 12,3 km/l com 22,5% de rodagem na cidade
      • Combustível: diesel S-10
      • Combustível: R$ 707

      Ficha técnica

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      • Versão: Longitude 2.0 16V turbodiesel
      • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transv., 1.956 cm3, 16V 170 cv a 3.750 rpm, 35,7 mkgf a 1.750 rpm
      • Câmbio: automático, 9 marchas, 4×4
      • Combustível: diesel
      • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 10.405
      • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.920

       

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