Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Velho Land Rover Defender renasce modernizado – e mais potente que o novo

25 unidades serão produzidas, mesclando estilo clássico com mecânica e estética renovadas. Compradores aprenderão a extrair o máximo do carro nas trilhas

Por Eduardo Passos 11 fev 2021, 16h23
Land Rover Defender Camel Trophy 2021 2
Nada melhor que um Defender “raiz” para celebrar o rali “hardcore” Divulgação/Land Rover

Um dos ralis mais selvagens já feitos, o Camel Trophy levou a Land Rover aos mais diversos cenários fora-de-estrada: do Brasil à União Soviética, passando pelas selvas asiáticas e ilhas da Oceania.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

A publicidade positiva e legado da competição agora são celebrados pela fabricante, que relança, em série exclusiva, o Defender Works V8 que marcou presença na competição de 1984 a 1989, em diferentes versões.

As 25 unidades da série, batizada de Trophy, seguem as especificações de 2012 do Defender Works, desenvolvida pela Land Rover Classic e os parceiros Elliot Brown, Fat Face e Musto. O preço também não tem modéstia, e parte de R$ 1,4 milhão.

Land Rover Defender Camel Trophy 2021 3
Exclusivos, os decalques trarão nome e nacionalidade do proprietário Divulgação/Land Rover

O motor é o V8 5.0, claro, com 399 cv de potência e 52,5 kgfm de torque. A transmissão automática da ZF com oito marchas. A tração é integral e, além do diferencial, há dupla embreagem e conversor de torque no sistema. O Defender da nova geração mais potente tem motor V6 híbrido leve e 340 cv

Land Rover Defender Camel Trophy 2021 4
Interior é sóbrio mas traz detalhes luxuosos Divulgação/Land Rover

Ciente de que essa resiliência é quase obrigação no Defender, a Land Rover preparou uma série adicional de itens exclusivos à Trophy, que incluem carroceria sob medida inspirada nas variantes 90 (curta) ou 110 (Station Wagon) pintada com tinta amarela Eastnor, assim como as rodas de aro 16. Já o capô, para-lamas e porta traseira vêm em preto Narvik.

Land Rover Defender Camel Trophy 2021 4
Um deles é o relógio Elliott Brown no painel Divulgação/Land Rover

Apesar das linhas clássicas, o Defender Trophy tem seu quê de moderno, já perceptível nos faróis full-led — inclusive os de longo alcance, no teto. No interior, ocupantes se acomodam em bancos de couro Windsor com forma Recaro e têm à disposição sistema de entretenimento sem telas, mas com navegação integrada e conectividade a celulares.

Continua após a publicidade

Land Rover Defender Camel Trophy 2021
A Land Rover faz questão que os carros sejam usados intensamente — e até dará cursos aos compradores Divulgação/Land Rover

Os detalhes fazem diferença, e há decalques comemorativos do rali feitos sob medida aos proprietários, com nomes e bandeiras tal como os pilotos e navegadores da antiga corrida.

Existem também quebra-mato, gaiola externa multiponto, rack de teto, proteção ao assoalho, snorkel e pneus fora-de-estrada — sem desculpas para manter o Defender longe do mato.

Land Rover Defender Camel Trophy 2021
O preço também é hardcore: pode superar o R$ 1,5 milhão Divulgação/Land Rover

Rali de desgaste

Camel Trophy 1992
Um dia normal no Camel Trophy de 1992, na Guiana Fluffyghost/Acervo pessoal

Criado em 1980, o Camel Trophy sempre se destacou em relação ao WRC e Rally Dakar por seu grau de dificuldade, causado por ambientes hostis até mesmo ao trekking.

Entre 1983 e 1997, a Land Rover foi patrocinada do evento diversas vezes, utilizando os Série 3, Defender, Discovery e Freelander, pintados no icônico amarelo que remetia aos cigarros Camel.

Além das selvas, o rali percorreu os cantões da Austrália, Sibéria e a Mongólia com seus carros altamente preparados.

Land Rover Defender Camel Trophy 1989
A Defender campeã de Bob Ives serviu de inspiração à série comemorativa e hoje é peça de museu sv1ambo/Acervo pessoal

Os compradores da série exclusiva poderão sentir um pouquinho disso, já que a empresa prepara uma expedição com todos eles para o final do ano. Misto de competição e curso — com direito a dicas do vencedor do rali em 1989, Bob Ives, o evento é incluído no preço do carro, e ocorrerá ao longo de três dias nas proximidades do castelo de Eastnor, Inglaterra.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade