Land Rover Defender Octa Black tem visual ‘sombrio’ e será carro do Oasis
Versão mais extrema do Defender tem V8 da BMW e será o carro oficial da banda de rock durante sua turnê mundial

Apesar de ser o mais extremo já lançado, o Defender Octa, versão esportiva com motor V8 e mais de 600 cv, ainda se parecia muito com um Defender qualquer. Mas a JLR resolveu o “problema”: deu a ele uma roupagem totalmente “dark”, nada melhor para trazer a aura de mal que esse jipão merece.
Assim nasceu o Defender 110 Octa Black, uma nova versão do SUV que, como o nome sugere, ganha visual escurecido até nos mínimos detalhes. Para a carroceria, a JLR usou a cor Narvik Black, o tom de preto “mais verdadeiro da paleta de cores do Defender” disponível, como a marca define. Além disso, vários detalhes na carroceria foram escurecidos e ganharam um acabamento em preto acetinado ou brilhante.

É o caso do logo na grade, por exemplo, totalmente escurecido, assim como o clássico nome do modelo cravado na ponta do capô. O mesmo vale para as rodas, que podem ser de 20 ou 22 polegadas, pinças de freio, ganchos, escapamento, entre outros. O único pequeno detalhe que foge à regra é o nome “Defender” no centro das rodas.
Todas as mudanças na parte externa são referentes às novidades que chegaram na linha 2026. Há, por exemplo, faróis de LED redesenhados, luzes traseiras embutidas e escurecidas, para-choques revistos e as novas texturas das inserções do capô, além das aberturas laterais.

O mesmo tema é visto na cabine, com todos os detalhes de painel, portas, volante e colunas ganhando acabamento escuro. Os assentos esportivos são em couro, com detalhes feitos pela Kvadrat, uma famosa produtora de tecidos de alto padrão dinamarquesa. Ainda na cabine, o Octa Black se beneficia das adições feitas na linha 2026, como a central multimídia de 13,1 polegadas.

Com o Octa padrão, a versão Black mantém o motor V8 4.4 biturbo da BMW, que tem ajuda de um sistema híbrido leve de 48V. Ao todo são 635 cv e 76,5 kgfm. Porém, o torque pode chegar aos 81,6 kgfm com o modo Dynamic Launch ativo. Já o câmbio é automático de oito marchas e garante a tração 4X4. Com esse conjunto, a JLR promete que o Defender OCTA acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos, antes de atingir a velocidade máxima de 250 km/h.

Ainda há um último detalhe sobre o Octa Black: toda essa vestimenta ‘Black Tie’ tem um motivo especial. O SUV será o carro oficial da banda Oasis durante toda a turnê global Live ‘25, que marca o retorno dos irmãos Gallagher aos palcos após 15 anos. Ou seja, pode ser que ele não seja vendido no Brasil, mas certamente veremos os astros do rock rodando com ele durante sua passagem pelo Brasil, em novembro.