Lancia Ypsilon HF é primeiro elétrico voltado para desempenho da marca
Junto ao novo modelo elétrico, a Lancia também anunciou o novo Ypsilon para Rally com motor 1.2 turbo de 209 cv
Desde a fusão de empresas e a criação da Stellantis, o grupo como um todo prometeu fornecer a todas as marcas um vasto portfólio de modelos. Isso inclui a Lancia, que finalmente tem um carro novo, o Ypsilon 2024.
O modelo já foi apresentado há algum tempo, com uma edição especial limitada de lançamento e a versão padrão. Porém, agora a Stellantis confirma a nova versão HF voltada para desempenho, mas totalmente elétrica. Este é o primeiro modelo HF com trem de força elétrico da história da Lancia.
Com 237 cv de potência e motor montado na frente, o Lancia Ypsilon é baseado na plataforma CMF da Stellantis, o mesmo dos modelos Abarth 600e e Alfa Romeo Júnior Veloce. Nessa configuração, o novo Lancia consegue ir de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, o que não é um mal número para um pequeno hatch de tração dianteira. O modelo também traz carroceria mais larga e suspensão mais baixa para melhor dirigibilidade.
Para suportar essa potência, há uma bateria de 54 kWh herdada dos dois modelos citados. A autonomia e o tempo de carregamento ainda não foram divulgados.
A apresentação do modelo hoje é basicamente uma prévia, já que o hot hatch elétrico da Lancia só estará à venda na Europa em maio de 2025. Portanto, valores ainda não foram divulgados.
Além do modelo elétrico para as ruas, uma variante para rally também foi apresentada pela marca. Batizado de Ypsilon Rally 4 HF, a versão traz motor 1.2 turbo de três cilindros e 209 cv. Como o próprio nome já sugere, o modelo foi desenvolvido para cumprir os regulamentos do Grupo Rally4 da FIA.
Marcando a volta da Lancia as corridas de Rally depois de um longo hiato, o Ypsilon Rally 4 HF possui tração dianteira e é acompanhado de um câmbio manual de cinco marchas com diferencial mecânico de deslizamento limitado. Não é nada muito diferente do modelo elétrico, já que os regulamentos estipulam que ele deve se amplamente baseado no veículo de produção.