Lamborghini Urus Performante é SUV endiabrado com 666 cv e 306 km/h
Com motor V8 melhorado, SUV da Lamborghini ganhou mais potência, fibra de carbono e agressividade no design
Após uma prévia de luxo, a Lamborghini lançou o Urus Performante, versão mais extrema do SUV italiano. Mais do que um utilitário superesportivo, o Performante representa uma opção da montadora para quem quer busca emoção além do asfalto, com direito a modo Rally de condução.
Para identificar um Urus Performante na rua, boa dica é reparar no capô de fibra de carbono, com entradas bem destacadas que se conectam ao novo para-choque dianteiro. Tanto ele quanto o teto do modelo são feitos em fibra de carbono, assim como o difusor dianteiro redesenhado junto à grade, que amplia a admissão de ar do motor V8.
De acordo com a Lamborghini, o Urus Performante tem a maior quantidade de partes em material compósito do segmento de SUVs superesportivos. O carbono também usado na traseira, onde há aerofólio que aumenta a downforce em nada menos que 38%.
Isso é mais do que necessário para domar a fúria do motor V8 4.0 biturbo, incrementado até 666 cv e 86,7 kgfm. Ele é capaz de levar o Urus de 0 a 100 km/h em míseros 3,3 s, com velocidade máxima de 306 km/h. Os pneus Pirelli P Zero são o primeiro composto semi-slick feitos sob medida para um SUV, com operação eficiente em diferentes pisos e temperaturas.
Com novas molas de aço, o Urus Perfomante ficou 2,2 cm mais baixo, também de olho na estabilidade. A suspensão é adaptativa, e fica mais elevada no modo Rally. Tanto nele quanto no modo Corsa (feito para pistas), as barras estabilizadoras ativas e amortecedores variáveis atuam a todo instante, garantindo emoção e obediência ao condutor. O esterçamento das rodas traseiras é um plus, que ajuda desde a baliza até curvas exigentes.
–Quem adquirir um Lamborghini Urus Performante embarcará em cabine repleta de couro, fibra de carbono e acabamento feito sob medida. Há inúmeras opções de customização, mas tudo tem seu preço.
As entregas do Performante começam no final de 2022 e seu custo, nos Estados Unidos, parte de US$ 260.676.