Clique e assine por apenas 5,90/mês

Lada Niva pode voltar ao Brasil (e ser produzido aqui)

Importado nos anos 90, jipe russo poderia ser fabricado no Paraná pela Renault

Por Henrique Rodriguez - 23 fev 2018, 17h35
Lada Niva
Jipe russo era conhecido pela robustez, mas fez sucesso por ser barato Christian Castanho/Quatro Rodas

O Lada Niva completou 40 anos em produção no ano passado. E, ainda que tenha levado quatro décadas, a fabricante russa finalmente percebeu que o jipe indestrutível precisa de uma nova geração. Com um bônus: há planos de produzi-la no Brasil.

De acordo com o jornal Gazeta do Povo, o novo Niva será fabricado dentro das instalações da Renault em São José dos Pinhais (PR) a partir de 2021.

Lada Niva
Jipe deixou de ser importado em 1995 Christian Castanho/Quatro Rodas

Acontece que a Aliança Renault-Nissan controla a AvtoVAZ, dona da Lada, desde 2007 e vem comandando reestruturação na empresa desde então.

Em 2017 o CEO da AutoVAZ, Nicolas Maure, não só confirmou o desenvolvimento de um novo Niva como adiantou que ele não será baseado na plataforma do Duster como o Lada Xray, algo que vinha sendo especulado há algum tempo.

Lada-Niva
Projeção sugere como será a próxima geração do Niva kolesa.ru/Internet

Conhecido internamente pelo codinome Lada 4×4 NG, o novo Niva não terá capacidade off-road inferior ao atual, nem perderá a tração 4×4.

Contudo, também será vendido em versões voltadas para uso urbano.

O motor mais cotado para ele é o 1.6 16V HR16, de origem Nissan, e que hoje é usado pela linha de compactos da Nissan e da Renault com potência entre 111 cv e 120 cv. 

Lada-Niva
Linhas da projeção seguem o estilo do Xray kolesa.ru/Divulgação

Considerado o primeiro SUV com carroceria monobloco da história, o Lada Niva começou a ser desenvolvido em 1971 – 47 anos atrás. Entrou para a história no Brasil por ser um dos primeiros carros – e um dos mais baratos – a serem importados após a abertura das importações, em 1990. 

Continua após a publicidade
Publicidade