Kia Syros é um SUV menor que o Pulse e tem itens de carros de luxo
Com menos de 4 metros para ter benefícios fiscais, o modelo tem visual inspirado na picape Tasman e remete ao "antepassado" Soul

O novo Kia Syros é mais uma peculiaridade do mercado indiano e mais um integrante do concorrido segmento de “mini-SUVs” por lá. Menor do que um Fiat Pulse (não por acaso!), o modelo aposta em um visual quadrado e, por enquanto, só terá versões a combustão. Apesar do tamanho, ele não deverá ser o carro mais barato da linha Kia.
O Syros mede 3,995 m de comprimento (tantas casas decimais serão explicadas a seguir), 1,80 m de largura e 1,67 m de altura. No entre-eixos, são 2,55 m. Ou seja, ele é menor, mas mais alto do que modelos como Pulse, Kardian, T-Cross e cia. Isso acontece pela menor incidência de impostos para veículos com menos de 4 metros na Índia. Daí vem a apresentação de números tão exatos para o comprimento.

No desenho, o pequeno SUV adota a linguagem visual dos demais modelos da Kia, mas se aproxima ainda mais da picape Tasman, especialmente pelos conjuntos de iluminação. Na dianteira, os faróis full led ficam em posição baixa e deslocados para as extremidades do para-choque, unindo-se aos para-lamas. O capô tem recortes irregulares e há pequenas grades inferiores.
Quando visto de traseira, o Kia Syros pode causar estranheza. As lanternas ficam em posições semelhantes às dos faróis – e bastante vulneráveis a pequenas batidas, diga-se. Mas há ainda mais iluminações espalhadas, como uma luz central no para-choque (não há informações, mas pode se tratar da luz de ré) e peças com o desenho de uma letra “L” ao lado do vidro.

As laterais também têm linhas fora do comum, como as separações das janelas e os vincos verticais nas portas. O teto de linhas retas remetem ao antigo Kia Soul, quase como um parentesco.
O interior é menos exótico e lembra o do EV3. As linhas do painel são horizontais, o volante tem dois raios e há três telas: duas de 12,3 polegadas (uma para o quadro de instrumentos, outra para a central multimídia) e uma de 5 polegadas, entre as maiores, para os controles de climatização. O acabamento mescla materiais, texturas e cores, e tem, aparentemente, boa qualidade.

Ele também vai bem nos equipamentos, o que deve colocá-lo em uma posição intermediária entre os menores SUVs da marca, na Índia. Há iluminação ambiente com 64 cores, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema de som Harman Kardon de 8 alto-falantes, carregador de celulares sem fio, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags e teto solar panorâmico. Também há um pacote de equipamentos de auxílio à condução.

O Syros será vendido, ao menos por enquanto, somente com motores a combustão. A primeira opção é um 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm e, a segunda, um 1.5 turbo diesel de 116 cv e 25,5 kgfm. A tração é sempre dianteira e o câmbio pode ser manual ou automático, para ambas as opções. A marca promete ainda uma arquitetura reforçada e uma alta qualidade de rodagem, com “suspensão refinada”.