Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Kia Syros é um SUV menor que o Pulse e tem itens de carros de luxo

Com menos de 4 metros para ter benefícios fiscais, o modelo tem visual inspirado na picape Tasman e remete ao "antepassado" Soul

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 dez 2024, 13h22 - Publicado em 20 dez 2024, 13h00
Kia Syros
Kia Syros (Divulgação/Kia)
Continua após publicidade

O novo Kia Syros é mais uma peculiaridade do mercado indiano e mais um integrante do concorrido segmento de “mini-SUVs” por lá. Menor do que um Fiat Pulse (não por acaso!), o modelo aposta em um visual quadrado e, por enquanto, só terá versões a combustão. Apesar do tamanho, ele não deverá ser o carro mais barato da linha Kia.

O Syros mede 3,995 m de comprimento (tantas casas decimais serão explicadas a seguir), 1,80 m de largura e 1,67 m de altura. No entre-eixos, são 2,55 m. Ou seja, ele é menor, mas mais alto do que modelos como Pulse, Kardian, T-Cross e cia. Isso acontece pela menor incidência de impostos para veículos com menos de 4 metros na Índia. Daí vem a apresentação de números tão exatos para o comprimento.

Kia Syros
Kia Syros (Divulgação/Kia)

No desenho, o pequeno SUV adota a linguagem visual dos demais modelos da Kia, mas se aproxima ainda mais da picape Tasman, especialmente pelos conjuntos de iluminação. Na dianteira, os faróis full led ficam em posição baixa e deslocados para as extremidades do para-choque, unindo-se aos para-lamas. O capô tem recortes irregulares e há pequenas grades inferiores.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Quando visto de traseira, o Kia Syros pode causar estranheza. As lanternas ficam em posições semelhantes às dos faróis – e bastante vulneráveis a pequenas batidas, diga-se. Mas há ainda mais iluminações espalhadas, como uma luz central no para-choque (não há informações, mas pode se tratar da luz de ré) e peças com o desenho de uma letra “L” ao lado do vidro.

Kia Syros
Kia Syros (Divulgação/Kia)

As laterais também têm linhas fora do comum, como as separações das janelas e os vincos verticais nas portas. O teto de linhas retas remetem ao antigo Kia Soul, quase como um parentesco.

Continua após a publicidade

O interior é menos exótico e lembra o do EV3. As linhas do painel são horizontais, o volante tem dois raios e há três telas: duas de 12,3 polegadas (uma para o quadro de instrumentos, outra para a central multimídia) e uma de 5 polegadas, entre as maiores, para os controles de climatização. O acabamento mescla materiais, texturas e cores, e tem, aparentemente, boa qualidade.

Kia Syros
Kia Syros (Divulgação/Kia)
Continua após a publicidade

Ele também vai bem nos equipamentos, o que deve colocá-lo em uma posição intermediária entre os menores SUVs da marca, na Índia. Há iluminação ambiente com 64 cores, banco do motorista com ajustes elétricos, sistema de som Harman Kardon de 8 alto-falantes, carregador de celulares sem fio, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags e teto solar panorâmico. Também há um pacote de equipamentos de auxílio à condução.

Kia Syros
Kia Syros (Divulgação/Kia)

O Syros será vendido, ao menos por enquanto, somente com motores a combustão. A primeira opção é um 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm e, a segunda, um 1.5 turbo diesel de 116 cv e 25,5 kgfm. A tração é sempre dianteira e o câmbio pode ser manual ou automático, para ambas as opções. A marca promete ainda uma arquitetura reforçada e uma alta qualidade de rodagem, com “suspensão refinada”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.