Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Kia Sportage pode ser feito no Brasil para evitar imposto de importação

Representante local procura parceiro nacional para montar o SUV médio, mas não descarta recorrer a uma fábrica no Uruguai

Por Nicolas Tavares
22 jan 2025, 13h05
10_KIA_SPORTAGE_1FLP1071
Fila de espera pelo Sportage deve favorecer o Niro (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Carro mais vendido da Kia no Brasil, o Sportage está bem longe de seus tempos áureos, quando emplacava mais de 4.000 unidades por mês e era o automóvel importado do mais vendido do País. Ainda tem um papel importante na operação nacional, porém. Para aumentar a competitividade, a Kia do Brasil estuda produzir o SUV médio no Brasil ou, na pior das hipóteses, no Uruguai.

José Luiz Gandini, presidente da marca no Brasil, afirma que a intenção é montar o Sportage dentro do Mercosul para conseguir a isenção dos 35% de Imposto de Importação. Isto manteria o seu preço, atualmente de R$ 274.990 para as unidades importadas da Eslováquia.

O Imposto de Importação para carros elétricos e híbridos voltou a ser cobrado em julho de 2024. O Sportage, vendido com um sistema híbrido leve, atualmente paga 25% e a alíquota subirá para 30% em julho, chegando ao máximo de 35% em julho de 2026.

06_KIA_SPORTAGE_1FLP0807

“Temos de fugir dos 35% e, por isso, estamos buscando alternativas locais” disse Gandini, segundo o site Autoindústria. O executivo explica que estão conversando com algumas empresas no Brasil para realizar a montagem.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Uma possibilidade levantada é a utilização do novo complexo da Comexport, utilizando a estrutura que era da fábrica da Troller em Horizonte (CE) e que será uma linha de montagem multimarcas. Porém, Gandini foi cauteloso e desconversou, afirmando que os incentivos para o Nordeste serão encerrados em algum momento e isso entra na conta para tomar uma decisão.

15_KIA_SPORTAGE_1FLP0267
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Outra hipótese, caso não consiga um parceiro local, seria montar o Sportage no Uruguai, no complexo da Nordex em Montevidéu. A fabricante sul-coreana já tem um acordo para montar o caminhão leve Bongo e a matriz da Kia tem interesse em introduzir mais modelos no local. O executivo já falou sobre a possibilidade de montar a picape média Tasman no local.

Conseguir espaço na Nordex não seria difícil. A Stellantis está encerrando a montagem da Fiat Titano e da Peugeot Landtrek no complexo, transferindo a produção para a fábrica da Fiat em Córdoba (Argentina), o que abre vaga para novos modelos.

Em sua quinta geração, o Sportage está no Brasil em versão única EX Prestige, equipada com um motor 1.6 turbo de 180 cv e 27 kgfm, combinado a um sistema híbrido leve. A lista de equipamentos inclui central multimídia de 12,3”, rodas de liga leve de 19”, teto solar panorâmico, piloto automático adaptativo, carregador por indução, alerta de ponto cego, painel de instrumentos digital de 12,3”, assistente de permanência em faixa, e mais.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.