Não é de hoje que a Kia tem o desejo de comercializar o compacto Rio no Brasil. Na verdade, a intenção vem desde a primeira geração, lançada no exterior em 1999.
Algumas unidades chegaram a ser importadas em 2000, mas como o modelo não passou da fase de homologação, tanto o hatch como o sedã trazidos ficaram para uso interno do grupo importador da marca. Mas agora será para valer.
O Rio já começou a ser distribuído às concessionárias da marca e, conforme antecipamos, já tem até versões e respectivos pacotes de conteúdo.
A configuração de entrada, LX, custará R$ 69.990, enquanto a EX sairá por R$ 78.990.
De acordo com a tabela da fábrica, os R$ 9.000 de diferença entre as versões se justifica pelo fato da EX trazer a mais: bancos de couro, luzes diurnas de led, ar-condicionado digital e piloto automático. Ou seja, muito dinheiro para pouco conteúdo extra.
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Ao menos um alento: a versão de entrada já é bem equipada, trazendo rodas de liga leve aro 15, sensor crepuscular, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
O conjunto mecânico é o mesmo em ambos os níveis: motor 1.6 flex de até 130 cv e câmbio automático de seis marchas (o mesmo conjunto aplicado ao também hatch Hyundai HB20 e ao SUV Creta).
Com 4,07 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,45 m de altura, o Rio chega para disputar mercado com, basicamente, VW Polo e novo Chevrolet Onix, além do próprio HB20.
O porta-malas de 325 litros e o entre-eixos de 2,58 m são outras pontos que alinham o Rio aos rivais.
A estreia do Rio está marcada para o fim de janeiro. Assim como os demais modelos de passeio da Kia, ele chegará com garantia de 5 anos ou 100 mil quilômetros.