Kia K4 está confirmado para o Brasil e estreia em 2025
Substituto do Cerato chegará ao mercado brasileiro importado do México e é maior do que um Toyota Corolla

Conforme antecipado por QUATRO RODAS em agosto deste ano, o Kia K4 está confirmado para chegar ao Brasil em 2025, importado do México. O anúncio foi feito pelo próprio presidente da operação brasileira, José Luiz Gandini, durante entrevista ao podcast do canal A Roda.
O modelo, um sedã médio que substitui o Kia Cerato, é ainda maior do que seu antecessor e do que o atual Toyota Corolla. São 4,85 metros de comprimento e 1,84 m de largura, 2,85 m de entre-eixos, além dos 413 litros de porta-malas – contra 470 do rival da Toyota.

A aparência poderá ser um dos maiores chamarizes do K4 no Brasil, já que suas linhas têm uma ousadia e agressividade extra frente a concorrência. Na dianteira, os grandes faróis parecem se espichar para três direções diferente: para laterais, para-choque e grade, aos moldes do ainda novato EV5.
De lado, o sedã tem formato que tende a linhas de cupê e as maçanetas das portas traseiras ficam “camufladas” nas colunas. Visto de traseira, o modelo também tem linhas esportivas e destaca o conjunto interligado de lanternas que, por sua vez, descem pelo para-choque.

Já por dentro, quase como um carro alemão, o sedã coreano tem visual discreto e linhas majoritariamente horizontais, sem grandes invenções. No topo do painel estão as três telas já típicas dos modelos da Kia: duas de 12,3 polegadas cada (uma para a central multimídia, outra para o quadro de instrumentos) e, entre elas, uma de 5 polegadas para os comandos de climatização.

Não há nenhum apontamento de Gandini quanto à mecânica do K4 no Brasil, mas, em outra ocasião, o presidente da marca apontou que ele seria híbrido-leve por aqui. Ou seja, combinaria um motor a combustão a um sistema elétrico, possivelmente de 48V, para um sistema semelhante ao dos “irmãos” Niro e Stonic, e ao recentemente apresentado no Fiat Pulse.
É possível que ele adote o mesmo conjunto do Sportage, com motor 1.6 turbo de injeção direta com 180 cv. Nos EUA, o modelo pode ser equipado com um motor 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm, com câmbio CVT, ou com um 1.6 turbo de 193 cv e 26,9 kgfm, com câmbio automático de oito marchas.