Kia Carens Clavis é o SUV com jeitão de EV5 mas com motor a combustão
No design ele entrega tudo o que esperamos de um carro elétrico, mas o SUV premium de até sete lugares tem motores a gasolina e diesel

Poderia ser mais um SUV elétrico da família EV da Kia, mas não deixe as aparências te enganarem. O novo Carens Clavis é, na verdade, um modelo a combustão e sem nenhum nível de eletrificação.
O Carens Clavis é focado no mercado indiano, tratando-se da atualização do modelo Carens. Além do sobrenome, o lançamento traz um visual renovado, mais recursos para a cabine, posicionando-se como uma versão mais premium do SUV. E para quem tem boa memória, vai se lembrar que o Carens já foi vendido no Brasil entre 1999 e 2013, em sua primeira e segunda geração.
Seu visual tem tudo aquilo que esperamos em elétricos modernos asiáticos, como barras de led finas e o mais notável de todos, a grade fechada. Mesmo com as mudanças, ele guarda alguns detalhes que fazem lembrar do Carens padrão, deixando-o ainda mais cara de uma versão elétrica.

Mas não é nada disso. Afinal, a Kia não fez nenhuma mudança na oferta de motores. O Carens Clavis será vendido com um motor 1.5 a gasolina, que entrega 115 cv na versão aspirada ou 160 cv na turbo, além de um 1.5 diesel de 116 cv. Todos terão como opção de transmissão manual ou automática de seis marchas e a tração é sempre dianteira.
Voltando ao visual, as finas luzes diurnas em led assemelham-se muito às do EV5, porém são menos ornamentadas. Elas beiram as extremidades do capô e descem em direção aos faróis principais, compostos por três pontos de luz. O para-choque é bem simples, sem nada de muito chamativo, e é nele que se encontra a abertura que leva ar para o motor.

De lado, o Carens Clavis mostra toda a sua semelhança com o irmão, mas tem rodas novas com design de cinco raios e duas cores. Enquanto isso, na traseira, ele abandona as luzes maiores por finas barras de LED que, mais uma vez, remetem ao visual do EV5.
Com versões de seis ou sete lugares, a Kia aproveitou equipamentos de outros modelos para desenvolver o visual da cabine do Carens Clavis, deixando-o um tanto mais minimalista.

As telas duplas de 10,25’’ cada, por exemplo, vieram do Seltos. Já o volante é do Syros. No mais, há poucos botões no console central e alguns comandos sensíveis ao toque agrupados na mesma área que dois dials.

Por se tratar de uma versão premium, o Carens Clavis terá equipamentos que vão melhorar o conforto dos passageiros. Entre seus itens, podemos encontrar bancos dianteiros ventilados, sistema de som da Bose com oito alto-falantes, teto solar panorâmico, câmera de visão 360º, iluminação ambiente e recursos ADAS de nível 2.
Ambos os Carens serão vendidos em conjunto nas concessionárias indianas. E até o momento, a Kia não confirma se o Clavis estará disponível em outros países e nem o seu preço. Ele ainda pode dar origem a um modelo elétrico — para fazer jus ao design —, que está programado para ser lançado no segundo semestre de 2025.