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Jeep Renegade e Commander e Fiat Toro serão híbridos, mas a partir de 2026

Fabricante ainda fará carros de uma quarta marca no local, ao lado de Fiat, Jeep e Ram, e tudo indica que será o novo Peugeot 3008

Por Nicolas Tavares, Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 22 Maio 2025, 16h25 - Publicado em 22 Maio 2025, 16h15
Compass Renegade Commander 2025
 (Divulgação/Jeep)
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A Stellantis começou a detalhar o novo investimento de R$ 13 bilhões para a fábrica em Goiana (PE), a ser utilizando entre 2025 e 2030. Ainda sem especificar quais carros serão lançados, a fabricante confirmou que seis dos lançamentos previstos até 2030 serão feitos no complexo.

A lista inclui pelo menos um híbrido, que chega em 2026, além de adicionar uma nova marca ao lado da Fiat, Jeep e Ram.

No anúncio, a empresa revelou que o primeiro híbrido feito em Goiana estreará no ano que vem. O leque de possibilidades é grande, mas a aposta mais segura é o Jeep Renegade. Como adiantado, o SUV compacto receberá uma terceira reestilização junto com um sistema híbrido leve de 48V, mais robusto do que é utilizado nos Fiat Pulse e Fastback.

Na sequência, esse conjunto mecânico poderia ser estendido ao Commander e à Fiat Toro, que vêm sendo flagrados em testes. O futuro do Jeep Compass no Brasil ainda é incerto, porque sua nova geração já foi apresentada na Europa mas a Stellantis mas ainda não tem data para estrear no Brasil.

Stellantis produzirá seis carros novos em Goiana até 2026
(Isadora Carvalho/Quatro Rodas)
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Emanuelle Cappellano, presidente da Stellantis para a América Latina, enfatizou que “todas as novas plataformas que serão lançadas contemplam a mecânica híbrida”. Logo em seguida, Fabrício Biondo, Vice Presidente de Comunicação Corporativa na Stellantis South America, citou a arquitetura atual Small Wide e a nova STLA Medium, afirmando que todas as novas plataformas da Stellantis são eletrificadas.

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Os executivos tem evitado falar qualquer detalhe sobre a futura plataforma a ser utilizada nestes lançamentos, sem confirmar a adoção da nova STLA Medium ou a manutenção da Small Wide.

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Seja qual for a base escolhida, a meta é eletrificar. “Todos os novos modelos terão versões eletrificadas e ainda não sabemos se vamos oferecer ainda versões puramente a combustão”, explica Cappellano.

“Até 2030, é mais provável que a Stellantis foque no desenvolvimento de carros híbridos plenos e PHEV do que na fabricação de elétricos, afinal o custo de produção de um elétrico é hoje 10.000 dólares mais caro do que fabricar um modelo a combustão”, diz o executivo.

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Além do primeiro híbrido pernambucano para 2026, o chefe da Stellantis no Brasil anunciou seis lançamentos até 2030. Um deles será de uma marca que atualmente não produz no local e, considerando todas as divisões do grupo presentes no país, as únicas possibilidades são Peugeot, Citroën e a inédita Leapmotor.

Peugeot e-3008
Peugeot e-3008 (Divulgação/Peugeot)

Das três, a Peugeot é a mais provável. Caso a Stellantis traga a plataforma STLA Medium, seria mais fácil adicionar um produto da marca francesa na linha de montagem, pois o novo 3008 é feito com esta arquitetura. A Peugeot tem interesse em trazer o SUV médio ao país novamente e montá-lo no país ajudaria a ter um preço mais competitivo.

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