Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Jeep Commander revelado: SUV troca pegada off-road por estilo e pompa

Proximidade do Compass não impede que o Commander adote outra postura, evocando luxo e esportividade

Por Eduardo Passos
17 ago 2021, 08h01
Novo Jeep Commander Overland TD380
Novo Jeep Commander Overland TD380 (Divulgação/Jeep)

Foi à pressa. Já era quase madrugada de terça-feira (17) quando a Jeep divulgou as primeiras imagens do seu novo SUV de sete lugares, o Commander, de lançamento marcado para 26 de agosto.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A divulgação em horário incomum e sem aparente movimentação prévia ocorreu cerca de 12h após uma foto do veículo surgir em redes sociais. O vazamento ocorreu, segundo relatos, a partir de uma rede interna usada pelos revendedores Jeep no Brasil.

Fato é que se tratava do novo SUV da Jeep, uma variação do Compass maior e um pouco mais luxuosa, mas com a mesma mecânica e tecnologias (e também mais cara). Muito graças ao recorte desfavorável e má qualidade do vazamento, logo surgiram críticas ao segredo — o que pode ter motivado a correria.

Commander
Commander “limpou a lama” e buscou inspiração no Grand Cherokee Trackhawk (Divulgação/Jeep)

Confiante, a marca tratou de publicar o mesmo modelo da foto: um Jeep Commander Overland TD380, o topo de linha da gama diesel, revelado em primeira mão por QUATRO RODAS.

O exemplar bicolor — branco perolizado com colunas em preto — foi clicado há poucas semanas em Curvelo (MG), e definitivamente se saiu melhor no curto vídeo divulgado. Quase uma chamada ao VAR para atestar que o “ângulo desfavorável” não era balela; o Commander não seria unânime mas justifica o frisson.

Continua após a publicidade
Teto preto é separado da carroceria por friso que se estende da coluna A à D
Teto preto é separado da carroceria por friso que se estende da coluna A à D (Divulgação/Jeep)

O que se vê é coerência desde o primeiro teaser do modelo, publicado em abril. Na ocasião foram exibidas silhuetas ensombradas do carro, com destaque para a grade frontal angulada e com padrões geométricos análogos ao luxo Grand Wagoneer, lançado há pouco nos Estados Unidos.

Faróis em led têm seta progressiva e assinatura da Jeep Performance
Faróis em led têm seta progressiva e assinatura da Jeep Performance (Divulgação/Jeep)

Como fazem as nossas picapes médias em relação às fullsize do Norte, o Commander encena a postura dos grandes utilitários americanos, que eventualmente foram redimensionados às ruas globais.

Continua após a publicidade

O inédito carro, porém, sequer é o caçula direto do Grand Wagoneer — entre eles há a também nova Grand Cherokee L —, mas nem por isso o SUV que custará entre R$ 250.000 e R$ 300.000 deixou de ser fino.

Versão de lançamento trará menção aos 80 anos da Jeep
Versão de lançamento trará menção aos 80 anos da Jeep (Divulgação/Jeep)

Em um movimento incomum no Brasil, a Jeep abandonou a vocação aventureira presente, em ordem decrescente, no Wrangler, Renegade e Compass, e adotou um tom adaptado, longinquamente, dos utilitários à la Cadillac Escalade que embalaram a cultura popular na virada dos anos 2000.

Continua após a publicidade
Painel do novo Commander Overland destaca controle de cruzeiro adaptativo e grande quadro digital
Painel do novo Commander Overland destaca controle de cruzeiro adaptativo e grande quadro digital (Divulgação/Jeep)

No Commander, o off-road dá lugar a muitos adornos cromados, como aqueles sobre os faróis full-led da linha esportiva Jeep Performance, e adornos em bronze ao redor de seus emblemas. Os para-choques passam a contar com mesma pintura da carroceria.

Pérolas, bronze, couro: Commander busca evocar luxo nos detalhes
Pérolas, bronze, couro: Commander busca evocar luxo nos detalhes (Divulgação/Jeep)

Ao mesmo tempo, o Commander diesel não é disruptivo (e bobo) ao ponto de abrir mão do 4×4, que se mantém no 2.0 turbodiesel aprimorado em relação ao Compass. O parcialmente novo motor terá 38,8 kgfm (3,1 kgfm a mais que o Compass) e sua potência é apostada na casa dos 200 cv.

Continua após a publicidade
Central multimídia de 10,1'' traz novo sistema Uconnect 5 e oferece conexão 4G e sincronização via nuvem
Central multimídia de 10,1” traz novo sistema Uconnect 5 e oferece conexão 4G e sincronização do veículo via nuvem (Divulgação/Jeep)

Por dentro a fabricante destaca o “moderno volante e a tecnologia do cluster Full Digital e da central multimídia flutuante”, com 10,25’’ e 10,1’’, respectivamente. Mas o que salta mais aos olhos é o acabamento em dois materiais, com predominância do marrom, seja em couro ou em suede e costura em tons de cobre. A inegável elegância também transborda ao apoio de braço e ao generoso console central, com peças bronzeadas e brilhantes.

4x4 segue digno de menção, ao lado da insígnia do motor turbodiesel
4×4 segue digno de menção, ao lado da insígnia do motor turbodiesel (Divulgação/Jeep)

Desenvolvido entre Betim (MG) e Goiana (PE), o novo Jeep Commander será apresentado na semana que vem. O novo SUV de sete lugares terá produção em Pernambuco e será exportado para outros países latino-americanos. 

Continua após a publicidade

“Elevando o patamar de luxo” da Jeep na região, o equivalente ao Compass de sete lugares também será vendido na Índia, onde será batizado de Meridian. Ele deverá receber variantes híbridas no ano que vem, mas o que chega inicialmente são duas versões, Limited e Overland, com motor diesel ou o 1.3 GSE turboflex que já equipam Fiat Toro e o SUV médio da Jeep.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.