Jaguar Type 00 é o carro que representa a revolução elétrica da marca
Primeiro carro da era elétrica da Jaguar realmente não copia nada, nem mesmo antigos carros da Jaguar, e promete 770 km de autonomia
A Jaguar falou que ia fazer e realmente fez. Após chocar com o rebranding de sua marca, agora revela o Jaguar Type 00, o carro-conceito que representa essa sua nova fase que não faz questão de relembrar seu passado.
Essa ruptura com a tradição faz parte da guinada da Jaguar para tornar-se uma marca que só venderá carros elétricos a partir de agora. Essa nova fase, diga-se, já começou sem o apoio dos fãs da empresa. E toda a expectativa sobre como serão os novos carros da Jaguar recai agora sobre o Type 00.
Bem que prometeram que a intenção era não copiar nada. Nenhum outro fabricante de automóveis ensaiou fazer algo parecido com o Jaguar Type 00, um Gran Turismo elétrico que estreou durante a Miami Art Week, em Miami (EUA).
O modelo tem visual um tanto quanto alternativo, com uma carroceria baixa e longa, saias alongadas, grandes rodas e caimento cupê. Este conceito será a base da linguagem de design dos três primeiros veículos elétricos da nova era da Jaguar. O primeiro deles será lançado em 2026, já que a Jaguar não venderá carros novos em 2025.
Como grande objetivo desta nova Jaguar, o novo conceito não tem nada relacionado aos últimos carros da marca, levando à risca a frase “uma cópia do nada” divulgada no rebranding da montadora. O visual é minimalista e, ao mesmo tempo, impactante. Seu capô pronunciado lembra vagamente antigos modelos da Jaguar dos tempos dos motores V12.
A frente é composta por uma falsa grade filetada (e isso é repetido na traseira) e está exposta com o novo logo da Jaguar. O conjunto óptico é em led, se posicionando ao lado da grade. Outro detalhe atípico do modelo está na coluna “A”, que é, praticamente, inexistente, sendo feita totalmente em vidro – quase como um capacete.
Reparando bem, os vincos laterais e os volumes definidos remetem aos atuais carros da Range Rover. As rodas tem aro 23 e arcos de roda são bem demarcados. Isso se junta a uma carroceria sem vincos e até mesmo sem retrovisores. Pode ficar tranquilo: o carro de produção ao menos terá quatro portas.
A traseira segue o padrão visual do restante do carro: tão limpo que nem sequer tem vidro traseiro ou lanternas. O que existe é outra grade filetada que o faz parecer a parte traseira de um ar-condicionado, escondendo dois filetes que representam as lanternas.
Por dentro, o modelo não traz muitos detalhes e propositalmente dá destaque ao volante com cockpit simples. As telas são exibidas eletricamente quando necessário. O acabamento é dominado por pedras e tecidos, dispensando a madeira e o couro que por décadas estiveram presentes nos Jaguar. Todos esses detalhes estéticos podem estar presentes no próximo GT elétrico da Jaguar.
Mecanicamente, o carro de produção terá mais de 575 cv de potência e quase 770 km de autonomia, sendo concebido sobre a nova plataforma de carros elétricos da Jaguar, chamada de JEA. Sua bateria aceitará recarga com potência suficiente para recuperar 321 km em apenas 15 minutos.
Este GT terá como principal rival o Porsche Taycan e seu preço passará facilmente os £ 100.000 (R$ 770.000). O primeiro modelo da nova Jaguar chegará em 2026. Mais informações serão divulgadas ao longo de 2025 pela montadora britânica.