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Infiniti Project Black S: um cupê com tecnologia de Fórmula 1

Conceito traz sistema de recuperação de energia desenvolvido pela Renault na F1

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 abr 2017, 19h57 - Publicado em 6 mar 2017, 17h15
Project Black S utiliza sistema de recuperação de energia da equipe de Fórmula 1 da Renault
Project Black S utiliza sistema de recuperação de energia da equipe de Fórmula 1 da Renault (Divulgação/Quatro Rodas)

Engana-se quem pensa que a parceria Renault-Nissan se limita ao compartilhamento de componentes de carros de rua. As marcas mostrarão até onde podem ir juntas com o Project Black S – um Infiniti Q60 com todo o know how da divisão de Fórmula 1 da Renault.

Mesmo sem previsão de lançamento, são grandes as chances de que o conceito se torne uma realidade nos próximos anos. Por fora, o Q60 conceitual abusa de grandes entradas de ar e adereços aerodinâmicos, como spoilers, difusores de ar e aerofólio.

Pintura fosca contrasta com detalhes em preto brilhante e fibra de carbono
Componentes aerodinâmicos são de fibra de carbono ()

Para contrastar com a carroceria fosca, nada de cromados – há detalhes em fibra de carbono e preto brilhante. As rodas de alumínio com 21 polegadas também recebem acabamento escurecido.

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Na mecânica, o cupê da divisão de luxo da Nissan torna-se o primeiro carro da marca (apesar de ainda ser um conceito) equipado com um legítimo sistema de Fórmula 1. Além de levar um novo e potente V6 3.0 twin-turbo, o Black S pode ter sua potência acrescida em até 25% com o uso de um sistema de recuperação de energia do tipo KERS.

Aberturas no para-choque auxiliam na refrigeração dos freios
Aberturas no para-choque auxiliam na refrigeração dos freios ()

No protótipo, há uma unidade eletrônica para recuperar a energia térmica do escape e outra para receber a energia proveniente das frenagens. Ambas as centrais enviam a força recuperada para uma bateria de íons de lítio de alta taxa de descarga. De lá, a eletricidade incrementa o funcionamento do turbocharger e do próprio virabrequim, reduzindo ao mínimo o lag em baixas rotações.

Sistema híbrido pode aumentar a potência do V6 em até 25%
Sistema híbrido pode aumentar a potência do V6 em até 25% ()

Os conjuntos de suspensão também receberam alterações para entregarem o máximo de desempenho, assim como o sistema de escape, agora de titânio, junto da redução de peso proveniente da utilização de diversos componente de fibra de carbono.

Sistema de escape duplo é de titânio
Sistema de escape duplo é de titânio ()

A própria Nissan sugere que o termo Black S pode vir a designar uma linha de alta performance da Infinity, nos moldes da Motorsport, AMG e RS das marcas alemãs.

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