Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Impressões: Volvo XC40, bonito e bem equipado

Compacto sueco entra na faixa de maior volume do segmento dos SUVs, onde estão Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA

Por Paulo Campo Grande, de Barcelona (Espanha)
Atualizado em 23 jan 2018, 11h11 - Publicado em 22 jan 2018, 17h22
Volvo xc40
O design jovem e ousado é o cartão de visita do pequeno XC40 (Divulgação/Volvo)

Volvo nasceu em 1927 com a proposta de fazer automóveis desenvolvidos para a Suécia, que entre outras particularidades tem um clima extremo e, naquele tempo, péssimas estradas de terra. Atualmente, sua missão é outra: fazer carros desejados por consumidores de todo o mundo.

Um sinal dessa mudança de compromisso é o lançamento do XC40, um modelo para o segmento que mais cresce no planeta, o dos SUVs.

Volvo xc40
Os faróis full-led, com luzes diúrnas, são itens de série no SUV (Divulgação/Volvo)

Lançado em setembro de 2017, na Europa, o XC40 chega ao Brasil no final de março de 2018. À primeira vista, o XC40 cativa pelo design jovial – no passado, a Volvo não era de fazer carros de magnetizar olhares –, salvo exceções como o P1800, de 1961, e o C70, de 1996.

Com suas formas originais, o XC40 entra para a galeria dos modelos em que o estilo se destaca antes do que qualquer outra qualidade – nesse grupo estão Kia Soul e Land Rover Evoque.

Seu design ousa na grade frontal vertical, na coluna traseira triangular e nas caixas de rodas salientes como as de um carrinho de Hot Wheels.

Volvo xc40
Emblema da Volvo, símbolo do elemento ferro na alquimia. Principal Ingrediente do aço, elemento do qual o carro é feito (Divulgação/Volvo)

O XC40 é o primeiro SUV pequeno da Volvo. Seu porte é de Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA, seus rivais de segmento. Por dentro, ele é menos ousado esteticamente. Mas a vontade de agradar o consumidor universal se manifesta na preocupação em ser funcional.

Continua após a publicidade
Volvo xc40
XC40 mede 4,42m de comprimento, o mesmo que um Jeep Compass (Divulgação/Volvo)

As laterais das portas, por exemplo, ganharam espaço ampliado no porta-objetos com a retirada dos alto-falantes (que agora estão sob o painel). Além de maior, o espaço foi revestido por um tipo de carpete que serve para proteger os objetos e absorver ruídos.

Volvo xc40
Os autos-falantes foram instalados sob o painel, para liberar espaço nas portas (Divulgação/Volvo)

A lista de cuidados é grande e, com tantas comodidades, a vida a bordo é das melhores. O motorista tem tudo à mão, além de boa visibilidade (a coluna traseira larga não atrapalha), e os passageiros gozam de bom espaço e bancos confortáveis.

No Brasil, o SUV terá três versões: XC40, XC40 Momentum e XC40 R-Design.

A primeira terá o motor T4 (2.0 de 190 cv) e as outras, o T5 (2.0 de 254 cv). Sempre com câmbio automático de oito marchas. A tração será 4×2 na primeira e 4×4 nas demais.

Volvo xc40
Os faróis full-led, com luzes diúrnas, são itens de série no SUV (Divulgação/Volvo)

O XC40 é bem equipado desde a versão mais simples. O pacote de série inclui o Sensus Conect (reúne os dispositivos de navegação, conectividade e entretenimento, com tela central de 9 polegadas, painel de instrumentos configurável de 12,3 e sistema de som de 80 W), ar-condicionado, sensor de estacionamento, faróis full-led e o conjunto de dispositivos de segurança (alerta de mudança de faixa, frenagem automática, proteção contra saída involuntária da estrada, ESP, auxílio de partida em rampas e assistente em declives).

Continua após a publicidade
Volvo xc40
Central multimídia usa uma tela de 9 polegadas (Divulgação/Volvo)

A Momentum acrescenta sistema de som de 250 W, carregamento de celular por indução, ar-condicionado dual zone, câmera de estacionamento e seletor de modos de condução (Eco, Confort, Off-road, Dynamic e Individual).

Volvo xc40
Os instrumentos estão em uma tela de 12,3 polegadas configurável (Divulgação/Volvo)

E a R-Design completa a lista com sistema de som Harman Kardon de 600 W, leitor de placa de trânsito, teto solar, trocas de marcha no volante, piloto automático adaptativo e direção semiautônoma (que controla acelerador, freio e direção, sob supervisão do motorista).

 

O acabamento também varia de acordo com a versão. Mas desde a básica o XC40 já tem bancos de couro e painel com revestimento macio. As demais incluem apliques de alumínio ou madeira no painel e nas laterais das portas e nobuck nos bancos (no caso da R-Design). O teto de cor diferente só está disponível para as versões mais caras.

Volvo xc40
O revestimento colorido não será oferecido no Brasil (Divulgação/Volvo)

Na Momentum, ele é branco, na R-Design, preto. Os preços – R$ 169.950 (XC40), R$ 189.950 (Momentum) e R$ 209.950 (R-Design) – são interessantes, quando comparados aos dos rivais.

Em nosso test-drive, o XC40 R-Design apresentou a direção comunicativa e rápida, que convida a interagir. A suspensão macia, por sua vez, privilegia o conforto sem isolar o motorista da via.

Continua após a publicidade

Não fizemos medições, mas o desempenho do XC40 nos agradou – embora o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, divulgado pela fábrica, nos pareça otimista.

Volvo xc40
Porta-malas tem sensor para abertura e fechamento sem uso das mãos (Divulgação/Volvo)

Em nossa pista, rivais como BMW X-1 SDrive 2.0 e  Mercedes GLA 250 empataram com o tempo de 7,8 segundos. 

Ao final das contas, pelo que vimos, no conjunto, com esse SUV a Volvo deve atingir seu objetivo de agradar aos brasileiros. 

Veredicto

Bonito, funcional e bem equipado, o XC40 tem todos os recursos para cair no gosto do público brasileiro.

FICHA TÉCNICA – VOLVO XC40

  • Preço: R$ 209.950
  • Motor:gas., diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, 1.969 cm3, 82 x 93,2 mm, 10,8:1, 254 cv a 5.500 rpm, 35,7 mkgf entre 1.800 e 4.800 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
  • Suspensão: McPherson(dianteira), multilink (traseira)
  • Freios: discos nas quatro rodas
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 245/45 R20
  • Dimensões: largura, 186,3 cm; altura, 165,2 cm; entre-eixos, 270,2 cm; peso, 1.733 kg; tanque, 54 l; porta-malas, 460 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 6,5 s, vel. máx., 230 km/h
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.