Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

IIHS reprova compactos em teste de colisão

Dos 11 carros testados, só o Chevrolet Spark foi aprovado; Fiat 500 e Honda Fit foram mal

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 13h00 - Publicado em 22 jan 2014, 11h48
seguranca

O IIHS, órgão norte-americano que analisa a segurança dos veículos vendidos nos Estados Unidos, reprovou 10 de 11 compactos no teste chamado de “small overlap”, no qual a parte diagonal esquerda do carro é colidida contra um objeto que simula uma árvore ou um poste.

De todos os modelos da categoria (chamada de “minicar” nos EUA) submetidos ao impacto, apenas o Chevrolet Spark foi aprovado. O resultado do hatch, aliás, contribuiu para confirmar o título de carro mais seguro de sua categoria no prêmio Top Safety Pick, concedido aos modelos que se destacam nos testes feitos pelo IIHS. Em dezembro, o veículo já havia sido escolhido pelos bons resultados nos testes de colisão frontal, lateral, traseira e simulação de capotamento.

Entre os outros carros analisados, Mazda2, Kia Rio, Toyota Yaris e Ford New Fiesta foram classificados com a nota “Regular” (Marginal), enquanto Mitsubishi Mirage, Nissan Versa, Toyota Prius C, Hyundai Accent, Fiat 500 e Honda Fit receberam a nota “Ruim” (Poor).

Continua após a publicidade
crashfit.jpeg

Joe Nolan, vice-presidente de pesquisa de veículos do IIHS, afirmou que “os veículos pequenos possuem uma desvantagem inerente em termos de segurança” e apontou que Fiat 500 e Honda Fit figuram entre os modelos com as piores avaliações do grupo. Após a colisão, as dobradiças que sustentam a porta dianteira do 500 se soltaram da carroceria, representando perigo à integridade do motorista. No caso do Fit, além da cabeça do dummy (boneco de testes) ter escorregado para fora do airbag, o habitáculo foi invadido pela carroceria, destruindo a região dos pedais e elevando as chances de ferimentos graves.

Segundo o IIHS, este tipo de teste é o mais severo de todos, uma vez que a maioria dos carros não oferece proteção adequada na região que abrange o para-lama e o para-choque. Sendo assim, caso haja uma colisão nesta área, as chances de o motorista se machucar são grandes, já que há chance da carroceria se deformar a ponto de invadir o habitáculo.

Continua após a publicidade

Para concluir, o IIHS recomenda que o consumidor opte por veículos de porte maior e categorias superiores, citando que no grupo de carros pequenos/médios (ou somente pequenos para os padrões americanos), modelos como Toyota Prius, Ford Focus e Honda Civic se saíram bem melhor, com cinco notas “bom” e cinco notas “aceitável” entre 17 modelos analisados. O teste de colisão diagonal frontal foi introduzido em 2012 e a colisão contra uma barreira rígida é feita a 64 km/h.

Veja abaixo o vídeo do teste realizado com os compactos:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.