Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai Styx: SUV menor que o Creta seria muito bem-vindo no Brasil

SUV de origem indiana será mostrado no Salão de Nova York e tem potencial para ser um modelo global. Será que há espaço para ele no Brasil?

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 mar 2019, 13h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • hyundai-qxi-spy-image-front-three-quarters-1-20cd
    Novo SUV de entrada será mostrado em abril (Twitter/Internet)

    A Hyundai poderia surfar no sucesso do Creta, o SUV compacto mais vendido do Brasil em 2018.

    Uma opção para isso seria o Hyundai Styx (também conhecido pelo codinome QXi), uma opção menor para o mesmo segmento, que será revelado durante o Salão de Nova York, em abril.

    O novo modelo é tratado como a versão de produção do HND-14 Concept, mostrado no Salão de Nova Deli de 2016. E é justamente na Índia onde ele circula em testes, conforme mostra este flagra divulgado pela página de Facebook Ferd.

    hyundai-qxi-spy-image-rear-three-quarters-1-53a7
    Linha de perfil do Styx lembra o Creta (Twitter/Internet)
    Continua após a publicidade

    Uma das mudanças sofridas para a versão de produção foi a adoção da nova linguagem de design da Hyundai, com grade maior na parte superior e luzes diurnas de leds em nicho intependente, rente ao capô.

    Contudo, inclinação de teto e linhas das janelas laterais lembram muito as do nosso Creta.

    O Styx também cumpre uma das principais características de modelos baratos vendidos na Índia: baseado na nova geração do compacto i20 (irmão distante do HB20), ele tem apenas 4 metros de comprimento (27 cm a menos que o Creta).

    Continua após a publicidade

    hyundai-styx-hyundai-qxi-rear-three-quarters-spy-s-4337

    Isso lhe garante benefícios fiscais no país asiático. Mas não quer dizer que ele abrirá mão de equipamentos refinados, como o banco do motorista ventilado – que é um dos diferenciais do Creta.

    Por aqui não existem subsídios para um veículo desse porte, é verdade, mas o Styx cairia como uma luva para brigar em um segmento ainda pouco explorado, mas que vem ganhando corpo nos últimos anos: o de SUVs pequenos (ou crossovers ou hatches anabolizados, como prefira chamar) na faixa de R$ 70 mil.

    Continua após a publicidade
    hyundai-styx-hyundai-qxi-spy-picture-7b63
    Styx encaixaria na medida no crescente segmento de SUVs pequenos e hatches aventureiros na faixa de R$ 70 mil (Indian Autos Blog/Internet)

    Vejamos: Honda WR-V,  Caoa Chery Tiggo 2 e JAC T40 já povoam a área. A Volkswagen projeta um modelo menor do que o T-Cross, com os mesmos 2,56 metros de entre-eixos do Polo, para brigar nesse mercado em 2021.

    Já a Fiat deve criar um SUV abaixo do Renegade baseado no Argo também daqui a dois anos. Sendo assim, por que não?

    Continua após a publicidade

    O grande entrave para a Hyundai é o fato de não haver outra fábrica para produzir o Styx além da de Piracicaba (SP), que já está estrangulada. E olha que a unidade paulista teve recentemente sua capacidade ampliada, embora de maneira bastante tímida.

    Na Índia, o Hyundai Styx terá três opções de motores: dois a gasolina, 1.0 turbo (100 cv) e 1.4 aspirado, além de um 1.4 a diesel. Contudo, só o 1.0 terá como opção o câmbio automático de sete marchas, enquanto os demais terão apenas um manual de seis.

    Em outros mercados, porém, seu principal motor será o 1.0 Turbo GDI, com injeção direta, que gera 120 cv.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.