Clique e assine com até 75% de desconto

Hyundai amplia capacidade de fábrica em Piracicaba para fazer novo HB20

Com volume adicional de 30 mil veículos por ano, fábrica terá como foco atender à chegada da nova geração da família de compactos

Por Ana Paula Cerveira Atualizado em 11 mar 2019, 13h44 - Publicado em 11 mar 2019, 13h40
Dianteira do novo HB20 será inspirada no Elantra Germano Lüders/Quatro Rodas

A Hyundai já começa a abrir espaço na fábrica de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, para produzir o novo HB20. O complexo, antes capaz de produzir 180 mil carros por ano, teve a capacidade ampliada para 210 mil.

O aumento vem num momento chave para a fabricante. Isto porque a chegada da HB20 2020, que será profundamente reestilizado – em processo que será considerado pela fabricante como sua segunda geração – está marcada para setembro.

Conceito Saga EV, apresentado no Salão de SP 2018, antecipa como ficará o novo HB20 Renato Pizzutto/Quatro Rodas

O compacto coreano ganhará ar ainda mais premium para bater de frente com o também vindouro Chevrolet Onix Plus e, ainda, o Volkswagen Polo. Pouco depois, será a vez do sedã HB20S, que brigará com VW Virtus e o novo Prisma.

Segundo comunicado da marca, a nova demanda de produção teve investimento de R$ 125 milhões, usados em melhorias nas operações e aquisição de novos maquinários, que automatizarão novas etapas da produção.

Hatch tem sido flagrado com frequência em testes no Brasil Germano Lüders/Quatro Rodas

Com isso, foi possível aumentar a capacidade produtiva sem expandir a linha de montagem, passando de 36 veículos por hora para 42, com a fábrica funcionando em três turnos.

De acordo com o presidente-executivo da marca no Brasil, Eduardo Jin, o volume adicional de 30 mil veículos para 2019 tem como foco atender prioritariamente o mercado brasileiro.

Fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP) Divulgação/Hyundai

Nossa fábrica passou por melhorias em diversas áreas, principalmente nas estruturas de solda, pintura e montagem, o que torna possível esse aumento na produção e, consequentemente, maior capacidade total anual.”

Além da família HB20, a fábrica de Piracicaba é responsável também por produzir o SUV compacto Creta.

  • Mais de 95% da produção da fábrica é destinada ao mercado doméstico e, portanto, assim continuará. O volume restante é destinado para  exportação ao Paraguai, Uruguai e, recentemente, à Colômbia.

    Continua após a publicidade
    Publicidade