Hyundai Santa Cruz é lançada nos EUA mais cara que Ford Maverick
A picape da Hyundai tem versões mais potentes e maior capacidade de carga, enquanto a da Ford é melhor opção para o bolso do consumidor
A Hyundai Santa Cruz estreará nos EUA com uma missão difícil, disputar com a Ford Maverick pelo mercado das picapes intermediárias. Ambas estão próximas de seu lançamento e entre vantagens e desvantagens, um fator pode ser determinante para conquistar o consumidor: o preço.
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Nesse quesito, a Santa Cruz já sai levando a pior. A Hyundai divulgou o valor de todas as versões do modelo, e logo na versão básica já há uma diferença de quase US$ 4.000, em relação à versão de entrada da Maverick. Enquanto a picape da Ford sairá inicialmente por U$ 21.490 (R$ 109.844), a estreante da Hyundai terá preço inicial de U$ 25.175 (R$ 128.679).
O valor mais alto da Santa Cruz pode colocá-la em desvantagem, visto que ela está mais próxima da faixa de preço de picapes maiores, como a Ford Ranger (U$ 26.265), Chevrolet Colorado (U$ 26.395) e GMC Canyon (U$26.595). Vale ressaltar que a Toyota Tacoma tem versão sem os bancos traseiros por U$ 25.630, e sua versão convencional (com os bancos no lugar) sai por U$ 27.680.
Para o consumidor que se importa mais com o bolso, o preço inicial não é o único fator que desfavorece a Santa Cruz. Por ter como padrão um trem de força híbrido, a Maverick se torna uma opção muito mais viável no quesito economia, entregando um consumo de 17 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, segundo informou a Ford.
A Santa Cruz já teve seus números de consumo estimados pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA). As versões com motor 2.5 e tração integral têm consumo de 8,92 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Já as versões equipadas com o motor 2.5 turbo, tem a mesma autonomia nas rodovias, mas são um pouco menos econômicas em perímetro urbano, fazendo 8,07 km/l.
Em compensação, o novo utilitário da Hyundai é mais forte. Sua capacidade de reboque começa como padrão em 1.587 kg, aumentando para até 2.267 kg nas versões mais caras. A Maverick fica para trás nesse quesito, podendo puxar apenas 907 kg, aumentando para até 1.814 kg com o pacote opcional 4K Tow.
Mais força, também representa maior carga útil. Enquanto a Maverick consegue carregar (somando passageiros e carregamento da caçamba) 680 kg, a Santa Cruz leva até 792 kg, sendo aproximadamente 300 kg no carreto.
Na potência, temos um empate técnico. As motorizações básicas das duas oferecem os mesmos 193 cv, porém o motor da Santa Cruz entrega 25 kgfm, contra 23,92 kgfm da combinação entre o 2.5 com 4 cilindros com motor elétrico da Maverick.
Com sua mecânica mais potente (sem a plataforma híbrida, utilizando somente o motor Ecoboost 2.0 turbo), a Maverick chega aos 253 cv e 38 kgfm. Mesmo assim, não é páreo para os 284 cv e 43 kgfm da versão topo de linha da Hyundai.
Por hora, essa briga estará restrita aos EUA. Entretanto, se assim como a Maverick, a Santa Cruz também vier ao Brasil, ela terá que bater não só a picape da Ford como também a já consolidada em nosso mercado, Fiat Toro.
Modelo |
Motor | Transmissão | Tração | Preço Sugerido nos EUA | Conversão com dólar a R$ 5,11 |
SE |
2.5L 4 cilindros. | 8 velocidades AT | FWD | US$ 25.175 | R$ 128.644 |
SEL |
2.5L 4 cilindros. | 8 velocidades AT | FWD | US$ 28.375 | R$ 146.835 |
SEL Activity |
2.5L 4 cilindros. | 8 velocidades AT | FWD | US$ 31.645 | R$ 161.705 |
SE |
2.5L 4 cilindros. | 8 velocidades AT | AWD | US$ 26.675 | R$ 136.309 |
SEL |
2.5L 4 cilindros. | 8 velocidades AT | AWD | US$ 29.875 | R$ 152.661 |
SEL Activity |
2.5L 4 cilindros. | 8 velocidades AT | AWD | US$ 33,145 | R$ 169.370 |
SEL Premium |
2.5L Turbo 4 cilindros. | 8 velocidades AT | AWD | US$ 36.865 | R$ 188.380 |
Limited |
2.5L Turbo 4 cilindros. | 8 velocidades AT | AWD | US$ 40.905 | R$ 209.024 |