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Hyundai Ioniq: híbrido será lançado no Brasil após ter saído de linha

Híbrido foi lançado em 2016, veio para o Salão do Automóvel de 2018 e chegará às lojas brasileiras justamente após sua produção ter sido encerrada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 ago 2022, 09h16 - Publicado em 29 ago 2022, 03h00
hyundai_ioniq_hybrid
 (Divulgação/Hyundai)
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Em breve a Hyundai terá seu primeiro carro híbrido à venda no Brasil. Trata-se do Hyundai Ioniq, um híbrido (HEV) à moda do Toyota Prius no design e na tecnologia. O primeiro lote já foi importado pela Hyundai-Caoa, que dificilmente conseguirá trazer mais unidades: ele acaba de sair de linha na Coreia do Sul.

A fabricante sul-coreana explicou o motivo para encerrar a produção do modelo, que foi lançado em 2016. Seu foco agora está em sua nova família de elétricos, que por enquanto inclui o Ioniq 5 e o Ioniq 6. Por sinal, a versão elétrica do Ioniq de primeira geração, por assim dizer, saiu de linha em 2021.

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(Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)

O fato é que os Hyundai Ioniq já estão no Brasil: cerca de 60 unidades foram flagradas pelo Autos Segredos na rota entre o porto de Vitória (SC) e as instalações da Caoa, em Anápolis (GO).

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(Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)
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Outro fato é que este é o primeiro lançamento da Hyundai-Caoa no Brasil desde fevereiro de 2020, quando trouxe um lote da nova geração do SUV Santa Fe (que já saiu de linha). A empresa passou toda a pandemia sem lançar novos produtos e segue vendendo unidades dos Tucson e iX35 fabricadas em 2021.

Um velho conhecido

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(Divulgação/Hyundai)

O Hyundai Ioniq já esteve no Brasil antes. Foi atração do Salão do Automóvel de 2018, mas apresentado pela Hyundai Motor Brasil (a empresa responsável pela produção local dos Creta e HB20) “como demonstração do portfólio global da marca para alternativas ambientalmente amigáveis”, disse à época. No ano seguinte, foi flagrado em testes no Brasil.

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O Ioniq não é semelhante ao Toyota Prius (que deixou de ser importado em 2020) apenas na mecânica, mas também no design pensado para ser o mais aerodinâmico possível. Seu coeficiente aerodinâmico é de meros 0,24 Cx. O peso em excesso é evitado pelo capô e pela tampa do porta-malas, feitos de alumínio, e que juntos reduzem o peso total em 12 kg.

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(Divulgação/Hyundai)
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O Hyundai Ioniq Hybrid tem o motor a gasolina 1.6 16v Kappa (mesma família do 1.0 tricilíndrico, diferente do 1.6 do HB20, que é Gamma), trabalhando em ciclo Atkinson, e gera 105 cv e 15 kgfm. Ele é combinado ao motor elétrico de 43,5 cv (32 kW) e 17,3 kgfm e juntos podem despejar até 141 cv nas rodas dianteiras. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

Divulgação
(Divulgação/Hyundai)

As dimensões são de sedã médio: 4,47 m de comprimento, 2,04 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, com porta-malas de 450 litros. Nos Estados Unidos, defendia médias de consumo melhores que as do Toyota Prius: 24,4 km/l contra 23,8 km/l.

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