A Hyundai reservou boas surpresas para os entusiastas nesta quinta (13). Além de ter revelado o inédito i30 Fastback, a marca sul-coreana também apresentou a primeira versão apimentada da história do hatch.
O i30 N foi feito pela nova divisão esportiva da Hyundai para rivalizar diretamente com o Volkswagen Golf GTI e Renault Mégane R.S. E há dois detalhes importantes.
Ele é (bem) mais potente que o VW e, neste momento, só será oferecido com câmbio manual e motor 2.0 turbo.
O i30 N chega ao mercado europeu no final deste ano em duas versões, de 250 cv e 275 cv. Segundo a Hyundai, os dois modelos são capazes de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 s e 6,1 s, respectivamente.
Como nos rivais, a versão esportiva recebeu diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente e amortecedores ajustáveis.
A fabricante também levou em conta o fator diversão ao desenvolver o i30 N: o modelo vem de série com escapamento com ronco variável, controle de largada, ESC com diferentes perfis de condução e sistema de punta-tacco automático.
Esse item é usado em outros esportivos, como o Nissan 370Z e Chevrolet Corvette, e faz com que o motor acelere automaticamente a cada redução de marcha, reduzindo o tempo de resposta e fazendo com que qualquer motorista pareça um piloto profissional.
O truque é reforçado por um sistema de som no painel que aumenta o ronco do motor dentro da cabine, similar ao que acontece no Audi A1 Ambition.
O pacote tecnológico acompanha o ofertado pelos rivais europeus e inclui sistema de frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, farol alto automático e assistente de manutenção de faixa entre os principais equipamentos.
O Hyundai i30 N, porém, não tem previsão de ser vendido no Brasil, assim como todas as outras versões da terceira geração do hatch.