Clique e assine com até 75% de desconto

Hyundai HB20 é rebaixado em segurança após novo teste do Latin NCAP

Novo ensaio apresentou resultados ruins na proteção para o tórax de adultos. Nota caiu de quatro para uma estrela

Por Igor Macário Atualizado em 9 out 2020, 13h49 - Publicado em 9 out 2020, 13h43
Nota ruim em teste de impacto lateral gerou revisão na nota Latin NCAP/Divulgação

O Latin NCAP, órgão independente responsável por avaliar a segurança de veículos novos vendidos em América Latina e Caribe, fez um novo teste de impacto com o HB20 atual. Desta vez foi com uma unidade comprada pela entidade, ante a cedida pela Hyundai do ensaio anterior. E o resultado não poderia ter sido mais desastroso.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 8.90

O hatch teve a nota rebaixada das quatro estrelas conseguidas anteriormente para apenas uma estrela na proteção para adultos. Segundo o Latin NCAP, o maior problema no novo teste foi que o modelo ofereceu proteção considerada ruim para o tórax dos passageiros da frente no teste de impacto lateral.

Latin NCAP/Divulgação

De acordo com o protocolo de avaliação, uma avaliação ruim limita a nota do carro a uma estrela, o que resultou no rebaixamento do HB20. No novo teste, o HB20 avaliado apresentou comportamento diferente no painel interno durante a avaliação.

Para o Latin NCAP, mais do que uma proteção ruim, a variação nos resultados “levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai nos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20.

Continua após a publicidade
  • A proteção para crianças manteve as três estrelas do ensaio anterior. No relatório final, o Latin NCAP considerou a estrutura do habitáculo estável, com boa proteção para cabeça e pelve e proteção marginal para o abdome, além do resultado fraco para o tórax.

    O HB20 até oferece air bags laterais de série a partir da versão Vision Pack, mas não estava presente na unidade avaliada pelo Latin NCAP. O item poderia ter ajudado o hatch a se sair melhor no ensaio.

    Ao menos, o ESP é item de série a partir da versão Sense Pack 1.0. Apenas o mais básico Sense não oferece o sistema.

    Procurada, a Hyundai ainda não se manifestou sobre a mudança nos resultados.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas

    Quatro Rodas 737 60 anos
    Clique e Assine
    Continua após a publicidade
    Publicidade