Clique e assine por apenas 8,90/mês

Hyundai cria ar-condicionado capaz de purificar ar e criar ‘brisa’ interna

Sistema tem novas funções para evitar acúmulo de umidade e até monitor de poluição interna da cabine

Por Igor Macário - Atualizado em 31 jul 2020, 10h29 - Publicado em 31 jul 2020, 07h00
Sistema pretende transformar cabine em lugar mais agradável Hyundai/Divulgação

A Hyundai desenvolveu um engenhoso sistema de ar-condicionado capaz de purificar o ar da cabine de forma mais eficiente. O sistema integra três tecnologias diferentes e fará sua estreia em alguns modelos da Hyundai na Coreia do Sul.

Depois, o sistema será instalado em outros Hyundai, Kia e Genesis vendidos ao redor do mundo.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O primeiro sistema é chamado pela marca de After-Blow. Ele funciona depois que o carro é desligado, para retirar umidade do evaporador do ar-condicionado. Isso vai evitar a formação de mofo no sistema – e aquele cheiro de cachorro molhado –, que poderia ser levado para a cabine quando o ar-condicionado fosse ligado novamente.

Continua após a publicidade

O After-Blow funciona por cerca de 10 minutos após o motor ser desligado. Um sensor monitora a carga da bateria e pode desligar o sistema antes caso a carga caia.

Sistema tem filtros e funções extras Hyundai/Divulgação

O segundo modo é o Multi-Air, que sopra ar pelos assentos de motorista e passageiro, criando uma “brisa” na cabine. O sistema é adicional ao ventilador interno dos bancos, e direciona ar para a cabine, e não apenas para o corpo dos ocupantes.

Já o Fine Dust Indicator mede a concentração de particulas ultrafinas no ar da cabine, como de poluição. Se o ar estiver denso demais, o ar-condicionado entrará em modo de purificação.

O sistema eleva a velocidade do ventilador interno, ativa a recirculação e pode até mesmo ativar o ar-condicionado para retirar umidade, caso esteja desligado.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Arte/Quatro Rodas

Publicidade