Hyundai confirma picape eletrificada para concorrer com Ranger e Shark
CEO da Hyundai Austrália diz que nova picape será totalmente nova, ignorando a Kia Tasman, possivelmente elétrica com extensor de alcance
Nos últimos meses, os bastidores da Hyundai andam agitados, em especial, no que diz respeito às picapes. Apesar de vender a Santa Cruz no exterior, as caminhonetes nunca foram o destaque da marca coreana, que, ao que parece, quer mudar isso.
A Hyundai está planejando uma nova picape média com chassi de longarinas exclusiva para a Austrália, juntando-se a outros dois projetos semelhantes já anunciados pela montadora anteriormente. Um deles será baseado na Chevrolet S10 e será produzido no Brasil pela GM, tendo como foco a América Latina.
Já o outro trata-se de um carro mais moderno, exclusivo para os Estados Unidos e que será baseado na Kia Tasman, mas com design próprio, refletindo a identidade da Hyundai. Ela também deverá ter variantes com motor a gasolina eletrificado, com opções HEV e PHEV, enquanto a picape brasileira terá mecânica diesel.
O novo projeto australiano se aproxima mais do americano, mas não será simplesmente um carro rebatizado, baseado em algo que já existe. “Poderíamos facilmente pegar outra plataforma e simplesmente ir lá e rebatizá-la, e isso não é aceitável, especialmente agora”, disse o presidente e CEO da Hyundai Motor Company Austrália, Don Romano, à mídia australiana em um evento para o novo Palisade.
Outro fator que aproxima ambos — e distancia da picape nacional — é a eletrificação. Porém, conforme disse Romano, “não será necessariamente um híbrido plug-in, mas será um tipo diferente de híbrido”. Embora esteja cheia de mistério, ao que tudo indica, o executivo estava dizendo que a picape será elétrica com extensor de alcance, ou EREV.
É uma hipótese que faz sentido, uma vez que a montadora já anunciou planos para investir nessa tecnologia. Durante sua convenção anual com investidores, que aconteceu em setembro, os EREVs foram citados como um pilar importante na estratégia da Hyundai, que planeja lançar o primeiro modelo desse tipo até 2027.
A picape australiana, porém, não estreará a tecnologia. Segundo Romano, o carro será lançado até 2029, ou seja, após o lançamento da picape brasileira baseada na S10, prevista para 2028, e quase junto com a americana, que tem previsão chegará aos EUA entre 2029 e 2030.
Essa será a estreia da Hyundai no forte segmento de picapes da Austrália, onde a Toyota Hilux lidera com o ranking geral de emplacamentos. Ela também terá a concorrência da Ford Ranger, que já é vendida com motorização PHEV por lá, e da BYD Shark 6, lançada este ano e que está se destacando entre os veículos plug-in.
E por falar na Shark, a chegada da nova picape eletrificada tem como objetivo também colocar a Hyundai à frente das concorrentes chinesas. “Vamos usá-lo para garantir que nossa picape e nossos veículos no futuro sejam diferentes do que a China está produzindo atualmente”, explicou Romano.
Nova Hilux 2027 não é tão nova assim e Toyota se explica
Salão do Automóvel 2025: veja atrações, preço dos ingressos e estacionamento
O que a Ford descobriu após desmontar carros elétricos da Tesla e da Xiaomi
Honda WR-V 2026 é rápido como um T-Cross e mais confortável que HR-V; veja teste
Ford Pampa S era picape de trabalho em versão refinada e esportiva







