Hyundai confirma fabricação do SUV compacto Creta no Brasil
Modelo terá a base do Elantra e deve concorrer com HR-V, Renegade e EcoSport
A Hyundai Motor Brasil (não confundir com a Hyundai Caoa, responsável pela linha de importados, além do Tucson e ix35) anunciou nesta quinta-feira a produção do SUV compacto Creta no Brasil, em sua planta em Piracicaba (SP), onde já são feitos os HB20 e HB20S. O carro será apresentado no próximo Salão do Automóvel, em novembro, e deve ter a fabricação e vendas iniciadas em 2017.
O modelo já é vendido em mercados como Índia, China e Rússia, além de alguns países da América do Sul. Lá fora, sua denominação varia entre Creta (nome de uma ilha no Mediterrâneo) e ix25. Em setembro de 2015, QUATRO RODAS experimentou um exemplar indiano – clique aqui para conferir nossas Impressões ao Dirigir.
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Na Índia, o Creta é baseado na plataforma alongada do HB20, com comprimento e entre-eixos maiores. A Hyundai, porém, agora afirma que o carro será fabricado no Brasil a partir da plataforma do sedã Elantra.
E se na Índia o motor utilizado é semelhante ao que equipa o HB20 (um 1.6 16V), por aqui a HMB afirma que isso também será diferente, sem entrar em maiores detalhes, numa clara tentativa de distanciar o Creta da imagem de um HB20 “SUVficado”.
A montadora também divulgou teasers que mostram poucas modificações visuais em relação ao modelo vendido em outros mercados, como uma nova disposição interna das luzes das lanternas.
O novo carro tem porte e dimensões semelhantes às do Honda HR-V e Ford EcoSport. Na Índia, ele é oferecido com boa oferta de equipamentos e tornou-se um sucesso de vendas. Por aqui, como nosso mercado ainda é mais exigente que o indiano, ele deve ganhar um nível de acabamento melhor.
Além das dúvidas relativas à plataforma e motorização, é de se especular como ficará o portfólio de SUVs e crossovers da Hyundai no Brasil. A Caoa produz o “velho” Tucson e o ix35, e deve também ser a responsável pela produção do New Tucson no país. Já o novo Creta será feito pela HMB, reportando-se diretamente à matriz coreana.
Uma hipótese é de que o Creta acabe em uma faixa de preço acima do velho Tucson (hoje oferecido por R$ 69.990). A versão mais vendida do Honda HR-V, a EX, é tabelada em R$ 91.800. Se o Creta chegar por um valor equivalente ao do HR-V, pode acabar interferindo nas vendas do irmão de marca ix35 (na faixa de R$ 96.000).