Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Hyundai apresenta inédito airbag de teto

Tecnologia foi pensada para proteger os passageiros de carros com teto solar em capotamentos

Por Henrique Rodriguez 9 jan 2018, 14h14
hyundai-airbag-teto-solar
Bolsa de ar fica escondida nas laterais do vidro Divulgação/Hyundai

Há airbags frontais, laterais, de joelhos, nos cintos de segurança e até para pedestres. Estas bolsas de ar tornaram-se importantes aliados para reduzir o risco de ferimentos graves ou mesmo poupar vidas em um acidente de carro. O propósito do airbag de teto apresentado pela Hyundai não é diferente.

Essa é para você que sempre se perguntou sobre o que acontece com um teto solar em um capotamento: ele estilhaça e quebra. A nova bolsa de ar da Hyundai quer evitar que esse vidro ou peças cortantes (caso de tetos que se abrem) causem lesões nos passageiros.

Trata-se de um airbag com grande área de cobertura, capaz de cobrir toda a área do teto solar em apenas apenas 0,08 segundo.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=DKPGDI0FQS0&w=680&h=425]

É a primeira vez que a Hyundai está à frente de outros fabricantes no desenvolvimento de tecnologias deste tipo.

Vale observar o desafio que deve ter sido para acomodar a bolsa de ar e o disparador no teto do veículo de forma discreta, sem atrapalhar a visão do céu.

Sem contar que o airbag precisa inflar de forma linear (a bolsa que cobre o teto é única), sem bater no veículo ou em um passageiro. Por isso, ele corre em fios posicionados nas laterais do teto solar.

Tetos solares já representaram um problema maior para os fabricantes. Sua instalação reduzia a rigidez estrutural, mas isso foi resolvido com reforços em diversos pontos da carroceria.

Mas o isolamento térmico e acústico e o peso maior em um ponto elevado ainda devem ser considerados. Quanto à segurança, existem dispositivos que fecham o teto solar quando o carro corre risco de capotamento.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade