Honda Prologue: SUV elétrico fabricado pela GM é confirmado para 2024
Pioneiro de uma nova fase da japonesa, SUV valerá de tecnologia da GM e será lançado junto a irmão da Acura, também elétrico
A Honda pretende dar o primeiro passo em seu projeto de carbono-neutro com um novo SUV elétrico, que será montado em parceria com a GM. O recém-anunciado Prologue ainda não teve seu visual revelado, mas a montadora já planeja boas vendas ao modelo, previsto para 2024.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
A ideia é que o veículo esteja situado entre dois outros SUVs da marca no número de vendas: o Passaport e o Pilot, segundo afirmações do vice-presidente executivo da Honda, Dave Gardner. A partir disso é razoável estimar que, se no mês de maio, o Passport vendeu 16.480 unidades nos EUA, contra 5.092 do Pilot, a Honda espera que o seu novo BEV atinja a casa das 10.000 unidades vendidas ao mês.
Sobre a parceria com a GM, o que se sabe até agora é que o novo Prologue utilizará as baterias de Ultium desenvolvidas pela montadora americana, também responsável pela plataforma e montagem do veículo. A promissora tecnologia Ultium se vale de células energéticas bursiformes e prismáticas para aproveitamento excepcional de espaço, gerando capacidade de até incríveis 200 kWh em veículos de dimensões cotidianas.
Ambas as empresas também estão envolvidas no desenvolvimento de outro SUV, que ainda não teve nome revelado, mas que será lançado sob a tutela da Acura. Com seus lançamentos marcados para 2024, a dupla representará primeiro passo do plano da Honda para chegar a emissão zero de carbono. A intenção é que 40% de suas vendas sejam de elétricos em 2030, dobrando esse número em 2035 e chegando aos 100% em 2040.
Para isso a empresa elabora uma nova plataforma, chamada de “e:Architeture” e possivelmente lançada ao final desta década. A ideia é implementá-la nos Estados Unidos antes de expandi-la a outros países. Não à toa o nome Prologue (prólogo, na tradução livre) foi escolhido para deixar claro: se trata de um pioneiro.