Assine: Utilize o cupom de 65% de desconto

Honda prepara nova plataforma para reduzir custo de híbridos em 50%

Nova plataforma será combinada com os novos motores a combustão desenvolvidos pela marca que, além de mais baratos, prometem maior eficiência

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 19 dez 2024, 12h44 - Publicado em 19 dez 2024, 09h00
Honda nova platafora híbrida
Nova plataforma estará presente nos híbridos de próxima geração (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

Tudo começou quando Honda, Subaru e Mazda se juntaram para manter os motores a combustão vivos para os próximos anos. A ideia, era cada uma usar sua expertise para criar algo que fosse sustentável e coubesse nos planos de reduções de emissões. O resultado disso nós estamos conhecendo agora, pelo menos do lado da Honda.

A empresa japonesa, inicialmente, mostrou que iria trabalhar com novos motores 1.5 e 2.0 de ciclo Atkinson e injeção direta mais eficientes. Porém eles serão apenas metade da novidade, que também inclui uma nova plataforma para carros híbridos.

Honda nova platafora híbrida
(Divulgação/Honda)

Essa nova plataforma de tamanho médio, que ainda está em desenvolvimento, segundo a Honda, apresentará uma melhora de 10% na eficiência de combustível. E quando combinada com o novo motor 1.5, a marca diz que ele terá uma “melhoria significativa na economia de combustível, expandindo a faixa em que a rotação do motor se torna altamente eficiente em equilíbrio com o torque do motor, em mais de 40% em comparação com o atual motor de 1,5 litro para o sistema e:HEV”.

Para alcançar essa economia, a Honda afirma que o trem de força híbrido terá modos de condução ajustados para melhorar a eficiência e desempenho. A ideia é que, além de econômicos, os novos carros sejam mais divertidos, e o sistema “S+ Shift” é a prova disso.

Continua após a publicidade
Honda nova platafora híbrida
(Divulgação/Honda)

Nas palavras da própria Honda, o “S+ Shift” “controla com precisão a rotação do motor durante a aceleração e desaceleração para obter resposta direta de aceleração e mudança de marcha brusca.” Toda essa sensação de troca manual de marchas será simulada, mas a montadora afirma que ele vai, não só melhorar os sons dos carro híbridos, como também estimular os sentidos do motorista e melhorar sua relação com o carro. O sistema está marcado para estrear junto do Honda Prelude.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A nova plataforma também promete ser mais leve. A ideia é que ela pese 90 kg a menos que a atual. Tudo isso, com uma melhoria em sua rigidez, já que ela terá um “novo gerenciamento de rigidez da carroceria”. Haverá também um novo “índice de estabilidade da direção, que fornece a capacidade de flexionar a carroceria do veículo para controlar a carga em cada pneu durante as curvas”.

Honda nova platafora híbrida
(Divulgação/Honda)

O que a nova plataforma também promoverá é um novo sistema de tração integral elétrica, que será compartilhado também com os carros elétricos da Honda. A marca garante que ele servirá tanto para melhorar o desempenho em condições adversas, quanto para reduzir os custos de produção, já que será compartilhado entre dois tipos diferentes de carros.

Continua após a publicidade
Honda nova platafora híbrida
Sistema S+ Shift vai estrear no próximo Prelude (Divulgação/Honda)

Todas essas ideias são boas no papel, mas não seriam viáveis se fossem muito caras. Com a nova plataforma, a Honda espera reduzir em até 50% os custos de produção dos seus carros híbridos, que serão lançados em 2027, comparando-os com modelos equivalentes lançados em 2018.

Isso é para alavancar as vendas da marca e atingir seus objetivos. Até 2030, os japoneses querem vender cerca de 1,3 milhões de híbridos. Já as metas para zerar as emissões, será em 2034, o que significa que os planos para novos elétricos serão adiados.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 65% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.