Honda e Sony apresentam protótipo da Afeela, sua nova marca de elétricos
O protótipo poderá ser reservado a partir de 2025, mas só chegará ao mercado em 2026. A autonomia é de cerca de 370 km e a tração é integral
Afeela será o nome da nova marca de carros elétricos desenvolvida pela Honda e Sony. As empresas não entraram em muitos detalhes, mas afirmaram que o nome Afeela foi escolhido porque expressa “sensação” que está no centro da experiência considerada pela Sony Honda Mobility — a parceria entre as gigantes japonesas que focará em soluções de mobilidade tecnológicas.
E o primeiro protótipo também já foi anunciado na CES 2023 e deve chegar no mercado somente em 2026.
O carro apresenta um design aerodinâmico com uma dianteira suave e curvilínea com faróis finos, que podem atuar até como uma tela interativa que pode mostrar desde do nome da marca até animações que descrevem o clima.
O design é minimalista segundo a marca e a intenção foi remeter às formas de uma nave espacial. E é possível chegar a essa conclusão graças as maçanetas ocultas e a carroceria praticamente sem vincos com desenho fluído.
O teto preto em formato cupê combinado com a barra de lanternas traseiras iluminadas e área envidraçada reduzida contribuem pra essa sensação de estilo futurista. O design é completado pelas rodas de 21 polegadas aerodinâmicas.
Em termos de tamanho, o protótipo da Afeela mede quase cinco metros de (4,89 m) de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,46 metro de altura. O entre-eixos é de generosos 3 m. Com essas medidas o protótipo é um pouco menor que um Mercedes-Benz EQE.
Interior tecnológico
Não é surpreendente saber que a cabine é de alta tecnologia e possui uma tela que percorre todo o painel. Ela é dividida em várias seções, pois os visores dos espelhos laterais digitais estão nas bordas externas, enquanto um amplo painel de instrumentos digital reside na frente do motorista. À direita está um sistema de multimídia, que flui para uma tela para o passageiro do banco dianteiro, bem no estilo da Mercedes EQS.
O volante dá lugar a um manche e o console central é flutuante com direito a botão giratório para mudança de marchas. A Sony Honda Mobility disse que estará “perseguindo a possibilidade de um novo entretenimento, fazendo pleno uso da [tecnologia] digital, como o metaverso. E a marca diz que pretende ainda equipar o carro com navegação de realidade aumentada.
No banco traseiro há um sistema de entretenimento de tela dupla, bem como iluminação ambiente nos painéis das portas. Os passageiros do banco traseiro também podem fazer uma pausa nas telas e voltar sua atenção para o céu, graças a um enorme teto panorâmico de vidro.
O protótipo Afeela é equipado com uma variedade de câmeras e sensores por dentro e por fora. Há um total de 45 e eles pretendem equipar o veículo com um sistema de direção semiautônomo de nível 3.
Tração integral e 377 km de autonomia
A empresa confirmou que o protótipo tem tração nas quatro rodas e isso implica uma configuração de motor duplo.
A autonomia também é um mistério, mas uma das imagens internas mostra um alcance de 234 milhas (377 km) com cerca de 75-80% de carga restante.
As pré-encomendas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2025, com as vendas começando no mesmo ano. No entanto, as entregas só estão programadas para começar na América do Norte a partir da primavera de 2026.