Brasileiro quer carros elétricos, mas preço e infraestrutura são barreiras
Pesquisa revela que brasileiros até têm interesse em carros elétricos, mas não estão dispostos a pagar tão mais caro e não ter onde carregar
Com o preço dos combustíveis em ritmo de aumento constante, alternativas são sempre bem-vindas. Vale tudo: de cupom de desconto em postos de gasolina até a troca por modelos mais econômicos, como carros híbridos e elétricos.
Pesquisa divulgada pela Ipsos mostra que o brasileiro está interessado e disposto a ter carros eletrificados, porém o preço, a falta de infraestrutura e o desconhecimento ainda são grandes barreiras.
A pesquisa mostra que o interesse por carros elétricos no Brasil é muito grande por diversos motivos. Para 62% dos entrevistados, o principal argumento é a redução de poluentes, seguido pela economia de recursos como gasolina e o uso energia renovável, vinda de recursos naturais (especialmente no Brasil) para 47% das pessoas ouvidas.
Mas a maior barreira para que o brasileiro troque seu carro a combustão por um elétrico, de acordo com a pesquisa, é o preço. Os carros elétricos mais baratos do Brasil custam pelo menos R$ 100.000 mais caro que os equivalentes a combustão. Não são acessíveis para a maior parte da população e isso foi apontado como a maior barreira para 49% dos entrevistados
Outro fator importante que preocupa na aquisição é a falta de infraestrutura para carros elétricos, de estações de recarga. Há postos de gasolina em todo lugar, mas há poucos pontos de recarga afastados das grandes cidades e carregadores rápidos estão apenas nas principais rodovias. Isso assustou 38% dos entrevistados.
E para diferenciar híbridos e elétricos?
A falta de informação também é um problema para a popularização dos elétricos, visto que 34% disseram que não conheciam os carros elétricos movidos a bateria (BEV), enquanto 40% apenas ouviu falar e somente 20% viram ou tiveram contato com esse tipo de tecnologia.
Quando perguntados sobre os carros híbridos (HEV), que usam motores elétricos e a combustão, 34% não conheciam, 37% disseram que já ouviram falar e apenas 22% já viram um.
Por fim, os carros eletrificados mais desconhecidos são os híbridos plug-in (PHEV), que usam motor a combustão junto do motor elétrico alimentado por bateria tão grande que pode ser recarregada na tomada, como o novo Jeep Compass 4XE. E 44,7% dos entrevistados alegaram total desconhecimento desse tipo, 35% disseram conhecer apenas de nome e só 13% teve contato com o veículo.
A pesquisa também aponta que 32,7% dos entrevistados acham que a consolidação dos elétricos está longe de acontecer e apontam para daqui 15 anos NO Brasil. Enquanto para 21% esse é um cenário para entre 5 e 10 anos. Mas 15% dos respondentes acham que em 5 anos os elétricos serão a maior parte dos veículos. Outros 20% acham que entre 10 e 15 anos os carros estarão em meio termo.