Hatch, sedã, SUV: quais são os oito carros com base do novo Chevrolet Onix

Fabricante promete lançar oito produtos de cinco carrocerias diferentes a partir da plataforma modular GEM. QUATRO RODAS aponta quais serão

Novos Onix e Prisma inauguram nova leva de compactos da GM para mercados emergentes

Novos Onix e Prisma inauguram nova leva de compactos da GM para mercados emergentes (Reprodução/Internet)

A GM já revelou na China a nova geração do Chevrolet Prisma – que, por lá, ficará conhecido como Onix, já que o nosso Onix hatch não será oferecido naquele mercado.

O sedã é só o primeiro de uma lista de oito produtos que a fabricante lançará a partir da plataforma modular global GEM, desenvolvida em parceria com a chinesa Saic e que foi criada para abastecer mercados emergentes.

De acordo com a própria GM, a matriz GEM vai gerar um total de oito produtos, de cinco diferentes tipos de carroceria. Quais são eles? QUATRO RODAS faz agora suas apostas.

Sobre as carrocerias, não há muito mistério: hatch, sedã, SUV, picape e, muito provavelmente, monovolume devem formar o quinteto prometido pela empresa. Eis o que podemos esperar:

1. Novo Chevrolet Onix – hatch

No Brasil, Onix será o primeiro produto a ser lançado com a plataforma GEM

No Brasil, Onix será o primeiro produto a ser lançado com a plataforma GEM (Álvaro Almeida/Quatro Rodas)

A segunda geração será lançada no Brasil no início do segundo semestre deste ano, para conviver com o atual Onix Joy. A fim de se diferenciar da primeira geração, deve receber a nomenclatura Onix Plus.

Em nosso mercado, utilizará sempre motor três-cilindros bicombustível de 1 litro, com opção naturalmente aspirada (sempre manual) ou turbo (manual ou automática de seis marchas). Será produzido em Gravataí (RS).

Dimensões serão maiores que as do Onix de primeira geração, posicionando o modelo como compacto premium no segmento dominado pelo Volkswagen Polo.

2. Novo Chevrolet Prisma/Onix – sedã

Vendido como Onix na China, novo Prisma terá pegada de sedã compacto premium

Vendido como Onix na China, novo Prisma terá pegada de sedã compacto premium (Reprodução/Internet)

Inédito na China, o Onix sedã será lançado em setembro por aqui e deve sustentar o nome Prisma, representando em nosso mercado a terceira geração do três-volumes compacto.

Assim como o Onix hatch, com quem compartilhará a linha de montagem na fábrica gaúcha e praticamente a integralidade dos componentes do bico à coluna B, o novo Prisma terá 1.0 três cilindros turbo em todas as versões.

 (Divulgação/Chevrolet)

Na China, o modelo possui 2,60 metros de entre-eixos, 7 cm a mais do que o Prisma vendido nos dias de hoje no Brasil.

 (Reprodução/Internet)

Ou seja: ele ficará maior e terá como foco brigar com o Volkswagen Virtus, o que significa que matará de uma vez Prisma atual e o Cobalt. Sobrará o Prisma Joy como sedã de entrada da GM no país.

3. Novo Chevrolet Tracker – SUV

Tracker ficará maior e terá motores 1.0 e 1.2 turbo

Tracker ficará maior e terá motores 1.0 e 1.2 turbo (Reprodução/Internet)

A GM já admitiu que foi um erro não ter fabricado nacionalmente a atual geração do Chevrolet Tracker.

Pois o novo será produzido aqui, mais precisamente em São Caetano do Sul (SP), e servirá para enfim fazer a companhia ter voz no segmento que mais cresce em nosso mercado.

Com visual já divulgado (na China, para variar), o próximo Tracker chega em meados de 2020 com motorização três-cilindros 1.0 ou 1.2 turbo flex.

4. SUV entre Tracker e Equinox

Será que a GM enfim mergulhará fundo no segmento dominado pelo Compass?

Será que a GM enfim mergulhará fundo no segmento dominado pelo Compass? (Divulgação/Chevrolet)

Este é um modelo derivado da matriz GEM ainda misterioso: Um possível SUV de porte compacto-médio, posicionado entre o novo Tracker e o Equinox, a ser fabricado em Rosário, Argentina.

Chegaria entre 2021 e 2022, e pode ter com propulsores 1.2 turbo, o mesmo do Tracker, e 1.4 Ecotec de 153 cv, também sobrealimentado, utilizado pelos atuais Cruze e Tracker.

5. Nova Chevrolet Montana – picape

Chevrolet Montana Ainda montada com a dianteira do extinto Agile, Montana passará a ter cara de Onix Plus e base GEM

Ainda montada com a dianteira do extinto Agile, Montana passará a ter cara de Onix Plus e base GEM (Divulgação/Chevrolet)

Também deve ser derivada da plataforma GEM a terceira geração da picapinha Montana, muito provavelmente utilizando a frente dos novos Onix Plus e Prisma.

Entretanto, há muito poucas informações a respeito do modelo, cujo lançamento deve ficar apenas para 2021. Local de fabricação, por exemplo, é um mistério. O motor 1.2 turbo é uma aposta lógica para ela.

6. Picape anti-Fiat Toro e VW Tarok

Fontes consultadas por QUATRO RODAS apontam que também está nos planos da GM uma picape compacta-média do porte de Fiat Toro e Volkswagen Tarok, que pode ser feita em São Caetano ou São José dos Campos. Chegaria até 2022.

7. Substituta da Chevrolet Spin – Minivan

Este não deve surgir antes de 2023: é uma minivan para assumir o lugar da Chevrolet Spin, com opções de cinco e sete lugares. Nossa reportagem aposta no uso de motores 1.2 e 1.4 turbo.

8. CUV? SUV?

Muito difícil prever qual será o oitavo produto, inclusive porque ele não necessariamente será desenvolvido com foco no mercado brasileiro.

Mas um segmento no qual a GM ainda não atua e poderia apostar é o de CUVs ou SUVs pequenos. Honda e Caoa Chery já atuam nele, e a Volkswagen também está investindo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Muito provável que esse último seja o Compacto substituto do Onix Joy, pois esse modelo Joy fica até o ano da obrigatoriedade do ESP