Governo pode adiar obrigatoriedade de ABS e airbag para 2016
Ministro Guido Mantega diz que decisão sairá na próxima terça
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, solicitaram à presidente Dilma Rousseff o adiamento da medida que obriga a inclusão de airbag duplo e freios ABS em todos os carros feitos no país a partir de janeiro de 2014. O pedido já havia sido revelado por QUATRO RODAS em outubro.
Em assembleia realizada no pátio da Volkswagen na última segunda-feira, o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, afirmou que o governo divulgará uma Medida Provisória na próxima semana, permitindo a implantação gradual e progressiva dos equipamentos até janeiro de 2016.
A preocupação dos metalúrgicos é com as demissões previstas nas linhas de montagem dos modelos Kombi e Gol G4 com o fim da produção destes carros. Caso a MP realmente seja sancionada, Ford Ka e Fiat Mille também ganhariam sobrevida nas ruas.
Nesta quarta-feira, de acordo com informações da Agência Estado, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu a possibilidade de postergar a obrigatoriedade total destes itens.
“Possivelmente vamos adiar a entrada em vigor. Passaria para 100% e provavelmente vamos diferir isso em um ou dois anos. Ainda não fechamos a proposta, vamos fazê-lo na terça-feira “, disse Mantega. Segundo o ministro, 60% dos veículos hoje já têm esses equipamentos.
Bons motoristas poderão renovar a CNH automaticamente, diz ministro
Nissan Kait 2026: todos os preços, versões, detalhes e equipamentos
Nova picape híbrida da BYD revela interior de Song Pro e estreia em 2026
Leapmotor A10 é revelado e será o SUV elétrico mais barato da marca
Câmara aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos em todo o Brasil







