PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Governo pode adiar obrigatoriedade de ABS e airbag para 2016

Ministro Guido Mantega diz que decisão sairá na próxima terça

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h55 - Publicado em 11 dez 2013, 12h38
fabricantes

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, solicitaram à presidente Dilma Rousseff o adiamento da medida que obriga a inclusão de airbag duplo e freios ABS em todos os carros feitos no país a partir de janeiro de 2014. O pedido já havia sido revelado por QUATRO RODAS em outubro.

Em assembleia realizada no pátio da Volkswagen na última segunda-feira, o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, afirmou que o governo divulgará uma Medida Provisória na próxima semana, permitindo a implantação gradual e progressiva dos equipamentos até janeiro de 2016.

A preocupação dos metalúrgicos é com as demissões previstas nas linhas de montagem dos modelos Kombi e Gol G4 com o fim da produção destes carros. Caso a MP realmente seja sancionada, Ford Ka e Fiat Mille também ganhariam sobrevida nas ruas.

Nesta quarta-feira, de acordo com informações da Agência Estado, o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu a possibilidade de postergar a obrigatoriedade total destes itens.

“Possivelmente vamos adiar a entrada em vigor. Passaria para 100% e provavelmente vamos diferir isso em um ou dois anos. Ainda não fechamos a proposta, vamos fazê-lo na terça-feira “, disse Mantega. Segundo o ministro, 60% dos veículos hoje já têm esses equipamentos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.