Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

GM faz recall de Cobalt e G5 nos EUA

Seis acidentes fatais foram registrados por problema na ignição

Por redação Atualizado em 9 nov 2016, 13h03 - Publicado em 13 fev 2014, 17h07
recall

A General Motors anunciou nesta quinta-feira, 13, o recall de 778.562 carros após seis pessoas morreram em acidentes, em parte devido à falha no acionamento dos airbags. O chamado envolve os modelos Chevrolet Cobalt, fabricados entre 2005 e 2007, e Pontiac G5, produzidos em 2007.

Nos carros afetados, o peso no chaveiro e estradas irregulares ou esburacadas podem fazer com que a chave de ignição saia da posição “ligar”, causando o desligamento do motor e outros componentes sem aviso prévio, como os airbags.

Houve cinco colisões de impacto frontal fatais, que tiraram a vida de seis pessoas, embora Alan Adler, porta-voz da GM, tenha afirmado que todos os cinco acidentes aconteceram fora da estrada e em alta velocidade. Em cada um dos casos, porém, a falta de airbags não foi o único fator letal.

“Todos esses acidentes ocorreram fora de estrada e em altas velocidades, onde a probabilidade de ferimentos graves ou fatais era alta independentemente do acionamento dos airbags. Além disso, a falta do uso do cinto de segurança e o consumo de bebidas alcoólicas foram fatores determinantes em alguns desses casos”, disse Adler.

Aconteceram ainda outros 17 acidentes nos quais os airbags não foram acionados e, segundo o porta-voz da GM, não está claro se qualquer destes acidentes foram causados pelo desligamento repentino do motor.

Dos 778.562 veículos afetados pelo problema, 619.122 estão nos Estados Unidos, enquanto 153.310 estão no Canadá e 6.130 são do México. A General Motors afirmou que vai resolver o problema, substituindo a chave de ignição e outras peças afetadas gratuitamente, mas que, enquanto isso não acontece, os proprietários devem remover itens não essenciais que agregam peso aos chaveiros.

*Na foto, um Chevrolet Cobalt 2006

Continua após a publicidade

Publicidade