A maré de azar na General Motors parece não ter fim. A empresa anunciou nesta quarta-feira, 23 de julho, mais seis recalls nos Estados Unidos. Os chamados atingem um total de 717.950 veículos por razões variadas, sendo que nenhum dos reparos se refere aos problemas envolvendo as ignições defeituosas. Somente neste ano a GM já convocou mais de 15 milhões de veículos em todo o mundo por conta deste tipo de problema.
Dos seis recalls, o maior deles envolve um problema em um parafuso que pode se desprender nos bancos dianteiros com ajustes elétricos de diversos modelos fabricados entre 2010 e 2012, fazendo com que o assento saia da posição desejada deliberadamente. Há relatos de dois acidentes com três vítimas leves causados pelo defeito. Estão envolvidos no chamado os modelos Chevrolet Camaro (2011-12), Chevrolet Equinox/GMC Terrain (2010-12), Buick Regal e LaCrosse (2011-12) e Cadillac SRX (2010-12).
“Os veículos não oferecem risco a segurança do motorista, embora seja aconselhável não usar o ajuste elétrico de altura do banco do condutor até a realização do reparo”, afirmou a GM em comunicado oficial.
A fabricante também convocou outros cinco recalls:
– 124.008 unidades dos modelos Chevrolet Caprice e SS (2014), Chevrolet Silverado/GMC Sierra (2014/15), Cadillac ATS, CTS e ELR (2013-14) e Buick Encore (2013-14), por um problema de solda nos trilhos de fixação dos bancos.
– 120.426 unidades dos modelos Buick Regal (2011-13) e Chevrolet Malibu (2013), para reparo das luzes de seta dianteiras
– 57.242 unidades do Chevrolet Impala 2014 equipadas com direção com assistência elétrica; segundo a GM, há possibilidade de “perda parcial ou total da assistência, seja após a partida do motor ou durante a condução, devido a um problema elétrico no módulo de assistência da direção”.
– 1.919 unidades do Chevrolet Spark (2014-15), por uma falha de fixação na coluna de direção, podendo causar perda do controle do veículo.
– 22 unidades dos utilitários esportivos Chevrolet Tahoe e Suburban e GMC Yukon e Yukon Denali, por conta de uma má fixação nas barras longitudinais do teto.
Com estes seis chamados, a GM já contabiliza 60 recalls realizados apenas neste ano, afetando aproximadamente 29 milhões de veículos.