No Brasil, uma famosa expressão diz que “camarão que dorme a onda leva” É improvável que o mesmo ditado seja popular nos Estados Unidos, mas o que ele significa é bem exemplificado pelo que a General Motors está fazendo com a Tesla.
Mark Reuss, presidente da GM, afirmou que a empresa encontrou “um novo negócio” aproveitando uma deficiência da Tesla na prestação de serviços aos seus clientes. A revelação foi feita durante um evento de relações com investidores da montadora tradicional, que ocorreu na última quinta-feira (17). De acordo com Reuss, a GM já consertou mais de 11.000 veículos da Tesla desde o ano passado. “Esse é um negócio em crescimento para nós”, afirmou o presidente.
O motivo para tantos donos de Tesla estarem consertando seus carros com a rival é bem simples: disponibilidade. A empresa de Elon Musk opera de maneira diferente do habitual, fazendo suas vendas apenas pela internet. Logo, a Tesla não possui uma grande rede de concessionárias.
A marca de elétricos até tem centros de serviços, porém não são tão numerosos, o que gera listas de espera bem longas, como afirmam seus clientes. A concorrente, por outro lado, gosta de ostentar que “todo americano vive a 10 milhas (16 km) de uma concessionária GM”. E é justamente essa grande oferta e maior agilidade no atendimento que deve estar atraindo os clientes.
A GM, porém, não especificou quais reparos andam realizando nos carros da Tesla. É certo que, dependendo do problema, apenas os centros de serviços da própria montadora são capazes de resolver. Também não se sabe quantos desses 11.000 veículos estão fora da garantia.
De qualquer forma, se a Tesla não se agilizar, a tendência é que cada vez mais motoristas passem a procurar outras concessionárias para consertar seus veículos, já que suas vendas vêm crescendo em ritmo acelerado. De acordo com o site Barron’s, até setembro deste ano, a montadora já vendeu 908.583 veículos ao redor do mundo, superando os 627.350 vendidos no mesmo período de 2021.