PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

GMC Sierra elétrica anda mais que Camaro e alimenta uma casa por 21 dias

Com 640 km e 765 cv, caminhonete grande de luxo da GMC ganha versão elétrica com série de números impressionantes

Por Eduardo Passos
21 out 2022, 12h06
The first-ever GMC Sierra EV Denali Edition 1 from a front 3/4 view.
GMC Sierra EV Denali 1 amplia portfólio de picapes elétricas da General Motors (Divulgação/GMC)
Continua após publicidade

“Prima rica” da Chevrolet Silverado, a GMC Sierra também ganhará sua versão elétrica, baseada na pomposa plataforma Ultium, que equipa até o Hummer EV. A nova GMC Sierra EV Denali Edition 1 foi apresentada em detalhes e chegará concessionárias dos Estados Unidos no início de 2024, trazendo mecânica bem semelhante à da Silverado elétrica, mas patamar superior de luxo.

Como na Silverado EV, a versão elétrica da Sierra utilizará dois motores — um em cada eixo. Desse modo, o veículo ganha tração nas quatro rodas sem necessidade de diferencial central, caixa de transferência, cardã ou outras soluções típicas de 4×4 a combustão.

GMC Sierra EV Denali Edition 1 (1)
Carregamento ultrarrápido é um dos destaques da Sierra EV (Divulgação/GMC)

Ao todo, o par de motores elétricos atingem 764 cv e 108,5 kgfm, suficientes para levar o pesadíssimo veículo de 0 a 100 km/h pouco mais de 4,5 s. Como velocidade significa pouco no fora-de-estrada, a caminhonete grande também tem suspensão adaptativa a ar e o “modo caranguejo” do Hummer EV, que utiliza as quatro rodas da picape para manobrar com muito mais agilidade em espaços confinados.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Continua após a publicidade

A General Motors não especifica o tamanho da bateria que energiza a Sierra, mas garante que um carga é suficiente para 640 km de autonomia. Segundo a GM, a energia armazenada no veículo é suficiente para alimentar uma casa norte-americana por 21 dias, o que nos leva a uma estimativa de 160 kWh armazenados nas células.

Front 3/4 view of Sierra EV Elevation trim, which GMC will offer in model year 2025.
Versão Elevation chegará em 2025, um ano depois da Denali Edition 1 (Divulgação/GMC)

A funcionalidade, inclusive, não é uma abstração: com uso de equipamentos vendidos separadamente, é realmente possível utilizar a picape como substituta da empresa de energia tradicional. Para carregar a caminhonete elétrica, por outro lado, é possível utilizar carregadores de corrente contínua com incríveis 350 kW, suficientes para, no melhor dos casos, acrescentar 160 km de alcance em 10 minutos.

Continua após a publicidade

2024 GMC Sierra EV Denali Edition 1

Design futurista

A GMC Sierra é, tradicionalmente, uma gêmea mais luxuosa e preparada da Chevrolet Silverado. Isso se mantém na era elétrica, na qual a picape da GMC manteve leve referência ao estilo de sua versão a gasolina. Isso fica mais notável no formato da falsa grade, no desenho das DRLs e, principalmente, na traseira, onde é difícil inovar demais.

The all-new MultiPro Midgate expands the usable bed space up to 10-feet, 10-inches on the GMC Sierra EV Denali Edition 1, which can help accommodate longer items like a canoe.
São quase 3 m de comprimento útil na caçamba (Divulgação/GMC)

O conjunto da obra na dianteira, entretanto, é radicalmente diferente do que estamos acostumados em modelos a combustão, e a montadora afirma que esse é só o começo. Daqui em diante, modelos da GMC seguirão esse caminho e explorarão cada vez mais as luzes como método de decoração de seus veículos.

Continua após a publicidade
The first-ever GMC Sierra EV Denali Edition 1 brings an even more luxurious interior that customers have come to expect from the Denali trim.
Interior da GMC Sierra EV (Divulgação/GMC)
2024 GMC Sierra EV Denali Edition 1
(Divulgação/GMC)

The GMC Sierra EV Denali Edition 1 with the power-operated hood open, showcasing the storage in the front eTrunk.

A plataforma Ultium também permitiu a construção de uma caminhonete grande em monobloco, com rigidez estrutural ampliada ao utilizar o compartimento de baterias como parte estrutural. Ele, obviamente, tem isolamento contra água e outras impurezas. Outro compartimento a prova d’água é o porta-malas sob o capô, que fica no lugar do “cada vez mais passado” motor a combustão.

Continua após a publicidade
2024 GMC Sierra EV Denali Edition 1
(Divulgação/GMC)

Por dentro, a GMC Sierra EV Denali 1, topo de linha, aposta na combinação de madeira rústica, alumínio e aço inox para reinventar sua sensação de luxo. A central multimídia vertical conta com seletores esportivo na base (e, de tão grande, faz o quadro de instrumentos digital parecer um celular). O teto solar é panorâmico e conta com reflexão de raios infravermelhos a fim de manter o conforto térmico da cabine.

2025 GMC Sierra EV AT4
(Divulgação/GMC)

A GMC Sierra EV Denali 1 já tem pré-venda aberta, com preço na casa de US$ 107.000. Em 2025, serão lançadas mais versões da Sierra EV: AT4 e Elevation, que custarão menos e trarão o preço da caminhonete para pelo menos US$ 50.000.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.