Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Forte, rápido, eficiente: a evolução do Jetta

Com novo motor 1.4 TSI, que alia potência e economia, o sedan da Volkswagen alcança destaque entre os melhores do mercado

Por Estúdio ABC Atualizado em 23 nov 2016, 21h23 - Publicado em 22 jul 2016, 09h00

Jetta 2017
Design de sedan e performance de esportivo qualificam o Jetta como o melhor custo-benefício de sua categoria
Jetta 2017

APRESENTADO POR VOLKSWAGEN

O ano de 2016 começou muito bem para o Jetta. O sedan médio da Volkswagen passou por atualizações bem-vindas e a principal delas está debaixo do capô: o motor 2.0 deu lugar ao 1.4 TSI, presente nas versões Trendline e Comfortline, uma configuração eleita nada menos do que nove vezes consecutivas como a melhor do mercado pelo prestigiado International Engine of the Year.

A versão Highline, topo de linha e considerada por especialistas como a melhor compra em sua categoria, segue com o motor 2.0 TSI.

A troca faz toda a diferença em relação à potência e ao consumo, principais características observadas pelo consumidor brasileiro. Todos os principais indicativos demonstram melhora entre a versão atual e a anterior. O segredo está na sigla TSI.

Jetta 2017 motor
TSI: motores que aliam potência e economia Divulgação/Volkswagen
Jetta 2017 motor

A tecnologia presente nos principais modelos da montadora alemã é a responsável por aumentar a eficiência sem comprometer o desempenho. Com ela, motores com cilindradas mais baixas – e, portanto, mais econômicos – conseguem entregar uma performance superior ao que era visto alguns anos atrás. Para se ter ideia, o motor 1.4 TSI atual atinge seu pico de força em 1 400 rotações por minuto, enquanto o 2.0 chegava a esse ponto apenas em 4 000 rotações por minuto.

A potência passou para 150 cavalos, um aumento de 25%. O motor atual também tem torque 38% maior e vai de 0-100 quilômetros por hora em 8,6 segundos. O desempenho superior do novo Jetta comprova que é possível conjugar a performance de um esportivo com o conforto e design de um sedan.

Os níveis de consumo de gasolina também viram melhora graças ao sistema de injeção direta do motor TSI, que é capaz de promover uma queima muito mais eficiente do combustível. No teste realizado pela QUATRO RODAS, o consumo urbano foi de 10,4 quilômetros por litro, na versão anterior, para 11,5 quilômetros por litro na atual. Em estradas, a diferença é ainda maior: de 12,8 para 14,7 quilômetros por litro.

Continua após a publicidade

Tecnologia

A tecnologia não se limita ao desempenho do motor, pelo contrário. A direção elétrica é de série, e a suspensão traseira multilink garante conforto ao dirigir. O Jetta vem, ainda, com o sistema de entretenimento mais inovador do mercado, o Volkswagen App-Connect.

Com ele, é possível espelhar o smartphone na tela da central multimídia e acessar diversas funções por meio do volante multifuncional ou comandos de voz.

Nas versões Highline e Comfortline, o sistema aceita tanto a plataforma CarPlay, compatível com aparelhos iOS, quanto MirrorLink e Android Auto, ideais para as versões atuais e futuras do sistema Android. Já a central da versão Trendline, de entrada, é compatível com a plataforma MirrorLink.

Jetta 2017 interior
A inovadora central multimídia é compatível com a plataforma CarPlay, Android Auto e MirrorLink
Jetta 2017 interior

Os comandos de rádio, telefone e computador de bordo ficam no volante e o sistema de entretenimento encontra-se ao alcance da mão de quem está dirigindo. Assim, é possível aproveitar ao máximo as inúmeras funcionalidades do sistema sem prejudicar a atenção à condução.

Pacote completo

O desempenho e o sistema de entretenimento são dignos dos melhores esportivos. Além disso, conta a favor do Jetta a segurança. O modelo foi considerado um dos mais seguros do mercado pela organização americana IIHS e pela Latin NCAP.

Todas as versões apresentam recursos como controle de tração e de estabilidade, assistência de partida em rampa, assistência à frenagem e bloqueio eletrônico do diferencial. As versões Trendline e Comfortline vêm com quatro airbags, enquanto a Highline conta com seis – sendo dois do tipo cortina.

Desempenho, eficiência, segurança. A versão 2017 do sedan com performance esportiva da Volkswagen evoluiu em todos os quesitos mais importantes. Com versões a partir de 81 990 reais, o Jetta é, sem dúvida, o melhor custo-benefício em sua categoria.

Continua após a publicidade
Publicidade