Ford Ranger pode receber novas versões no Brasil em 2025
A variante de entrada Cabine Simples deve chegar em breve, porém há outras novidades que podem estrear no mercado brasileiro no ano que vem
Recentemente, a Ford mostrou durante o Fenatran 2024 a Ranger Cabine Simples, versão mais simplória da picape que tem como foco principal a venda direta. A variante está há algum tempo indisponível no Brasil e retornará possivelmente em 2025.
Na última semana, entramos em contato com a Ford para entender qual será o posicionamento da picape e quando ela chegará de fato ao mercado brasileiro. A marca afirmou que não há nada certo até o momento.
No entanto, ontem (12/11), durante o evento Eletric Days, questionamos André Oliveira, Diretor de Engenharia da Ford na América do Sul. Segundo o executivo, realmente ainda não há uma data certa para a chegada da nova versão da picape, mas será “mais rápido do que imaginamos”.
André também nos afirmou que a procura pela Ranger Cabine Simples foi muito grande durante o Fenatran 2024: “já queriam encomendar lá no local”.
A Ranger Cabine Simples está equipada com o mesmo motor 2.0 turbo das versões XL, XLS e Black. Ele gera 170 cv e 41,2 kgfm. Porém, diferentemente das versões citadas, a variante apresentada durante o Fenatran utiliza um câmbio manual de seis marchas.
Um destaque para esta versão é sua tração 4×4, que não é encontrada na Ranger Black, por exemplo. Há também uma suspensão com amortecedores externos à longarina e sistema de freios redimensionado.
Não sabemos quando o modelo chegará ao Brasil, mas será provavelmente a versão mais barata da linha 2025 da picape.
Ford Ranger Sport de volta?
André também nos contou que os espectadores da Fenatran questionaram a Ford em relação à volta da versão Sport. Apesar disso, André não nos deu muito mais pistas, apenas afirmou que eles “estão trabalhando e terão novidades”.
A volta da versão Sport nos faz pensar em versões mais recentes da picape, como a FX4 e Storm, que eram variantes esportivadas e pensadas para o off-road.
Atualmente, a gama da Ford Ranger é completa, com sete opções. No entanto, nenhuma delas possui um tratamento ou um pacote off-road diferenciado. Apenas a Ranger Raptor, mas já estamos falando em outro nível/segmento de picape.
Caso a marca traga uma nova versão esportiva para a linha da picape, com certeza seria de bom proveito para o público brasileiro, levando em consideração o sucesso das anteriores.
Relembre a Ranger FX4 e Storm
A Ranger FX4 e Storm fizeram muito sucesso em suas passagens pelo Brasil. A Storm chegou primeiro e deixou de ser oferecida pela marca em meados de 2022. Já a FX4 foi a última estreante da antiga geração da Ranger, que morreu em 2023.
Ambas eram equipadas com motor Duratorq 3.2 turbodiesel de cinco cilindros que gera 200 cv e 48 kgfm. Este sistema deixou de ser oferecido no ano passado por conta do estreante 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm.
As versões também se destacavam pelo visual diferente, com elementos off-road e esportivos. A Storm possui o nome de sua versão exposto na grade da picape e a FX4 vários adesivos indicativos e rodas escurecidas.
Mas o verdadeiro destaque estava no desempenho off-road das duas picapes por conta do seu câmbio automático de seis velocidades com conversor de torque e tração 4×4.
A volta de uma variante como essa seria ótima para o posicionamento da Ford Ranger no mercado brasileiro. A marca já oferece uma gama muito grande, com preços variados e até “acessíveis”.
Fontes internas nos passaram que todo ano terá alguma novidade para a linha da Ranger. Portanto, podemos esperar novas notícias em breve para a picape da Ford.